XVI Encontro do Grupo de Trabalho (GT) da Educação Especial analisa contribuições oriundas de consulta pública do documento norteador
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta segunda-feira (10), em Nova Venécia, do XVI Encontro do Grupo de Trabalho (GT) da Educação Especial. O evento foi promovido pela União de Dirigentes Municipais do Espírito Santo (Undime-ES), e teve como pauta central a análise das contribuições que surgiram por meio da consulta pública do documento norteador para as Diretrizes Operacionais da Educação Especial das Redes Municipais de Ensino do Espírito Santo.
Aracruz esteve representada pela coordenadora do Setor de Educação Especial Andresa Ângela Pandolffi Santos. Ela destacou a importância desse encontro após a minuta do documento para as Diretrizes Operacionais da Educação Especial ter sido finalizada. “Em outubro do ano passado finalizamos essa minuta, cuja proposta visa orientar todas as cidades envolvidas no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação na rede pública de ensino. Com isso, o GT pôde analisar todas as sugestões e contribuições da comunidade escolar para melhorarmos ainda mais as diretrizes operacionais da Educação Especial”, disse.
O GT discute as diretrizes da educação especial inclusiva para poder construir um sistema educacional mais justo e equitativo. Com a participação da comunidade escolar, torna-se ainda mais sólido atender de forma adequada as necessidades dos estudantes com deficiência. Este documento foi idealizado pela Undime-ES e elaborado pelos profissionais da educação dos municípios de Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Ecoporanga, Mucurici e Nova Venécia.
Essa elaboração contou também com o apoio técnico do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Nova Venécia, por meio da professora Drª Ariadna Pereira Siqueira Effgen. O lançamento oficial ocorrerá durante o Fórum Estadual da Undime/ES, cuja data ainda será confirmada.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz é destaque nacional em projeto sobre adaptação às mudanças climáticas
- 15ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025
- Inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futebol Super Master 50 2026
- Cartilha Eleitoral 2026 é lançada e servidores recebem orientações sobre condutas eleitorais
- Aracruz fortalece práticas e constrói pertencimentos na Semana de Imersão da Diversidade e Inclusão
- Momento formativo destaca a legislação da Educação Inclusiva e fortalece a atuação dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
- Cras Itaputera é inaugurado e reforça o cuidado com as famílias da região
- Aracruz lança Corredor de Biodiversidade e reforça compromisso com o meio ambiente
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são contemplados durante visita ao Corredor de Biodiversidade
- Fórum Permanente de Educação Infantil fomenta o avanço das políticas públicas nesta etapa de ensino