“Sonho realizado”. Moradores do Morobá recebem os títulos de legitimação fundiária

Edilene dos Santos esperava há anos pelo documento que comprova que a casa onde mora com a família é de fato dela. Mas o sentimento de insegurança deu lugar à alegria na noite de quarta-feira (30). Edilene recebeu em mãos o título de legitimação fundiária. Agora, o imóvel onde ela vive com os três filhos está legalmente oficializado. “Essa documentação significa segurança e um sonho realizado”, disse ela.
Outras 104 famílias do bairro Morobá também receberam o título de legitimação fundiária. A solenidade foi realizada na Escola Honório Nunes de Jesus. Várias autoridades prestigiaram a entrega: o prefeito de Aracruz. Dr. Coutinho; a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdur), Larissa Baroni; o fundador presidente da Fucape, Valcemiro Nossa; representantes da Suzano, Kamila Barbosa Rodrigues de Oliveira, da área de processos imobiliários e Jonas Cardoso, gerente de silvicultura; o vereador Marcelo Nena e o vice-presidente do Morobá, Cecéu.
Os títulos de legitimação fundiária são documentos que identificam a transferência de propriedade com todos os dados daquele imóvel e garantem às famílias a propriedade de suas moradias trazendo, assim, segurança jurídica e a inserção formal na cidade.
O processo para entrega desses documentos se iniciou a partir do Termo de Cooperação Técnica para a regularização fundiária do bairro Morobá, celebrado entre a Prefeitura de Aracruz e a empresa Suzano. Centenas de pessoas são beneficiadas.
“Agora chegou a nossa vez. Esse documento significa mais segurança pra gente, foram 29 anos de espera”, disse Teodomiro Rodrigues.
João Neves é um dos moradores mais antigos e comemorou ao receber o título de legitimação fundiária: “é mais segurança para nossa família”. Helena Moreira também comemorou a entrega dos documentos e disse que em meio a comunidade o sentimento era de expectativa. “Significa que agora tenho a certeza que é meu”, comentou.
Além de garantir a legalidade da casa, o título de legitimação fundiária valoriza o imóvel, facilita acesso a créditos e financiamentos, além de gerar a possibilidade para que os moradores invistam em melhorias, como reforma e ampliações.
“Fui médico em Aracruz por 45 anos e aprendi a cuidar das pessoas. Nossa administração é humanizada e de muita solidariedade. E a Suzano também mostra que tem muito respeito por essas pessoas que há tanto tempo buscam suas escrituras e segurança. A cobrança sempre foi grande e agora é o momento de comemorar essa conquista”, disse o prefeito Dr. Coutinho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental