Projeto Rio Doce Escolar desperta a consciência ambiental em estudantes do Cmei Tia Anastácia

Dando continuidade às propostas pedagógicas do Projeto Rio Doce Escolar, as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tia Anastácia vivenciaram uma experiência educativa inesquecível. Elas visitaram a Estação Biológica Marinha Augusto Ruschi, em Santa Cruz. Este momento representou uma iniciativa fundamental para despertar, desde cedo, a consciência ambiental nas novas gerações.
Durante a aula de campo, os pequenos estudantes mergulharam em um ambiente ricamente preservado, percorrendo trilhas monitoradas por trechos de praia, restinga e floresta. Nesse cenário, puderam observar de perto os ambientes costeiros, conhecendo a importância das algas e sua função no ecossistema, além de identificar diversos seres marinhos e compreender a dinâmica dos ecossistemas de praia, restinga e manguezal.
As atividades foram acompanhadas pelas professoras dos Grupos V, por uma pedagoga e pela diretora da escola Rosieli Merotto, que também é doutoranda do programa Educimat (IFES) e pesquisadora do Projeto Rio Doce Escolar. Ela ressaltou a importância de utilizar espaços de educação não formais, como a Estação Biológica, para proporcionar uma educação ambiental mais viva, prática e transformadora.
"Nossos estudantes exploradores tiveram uma oportunidade única de vivenciar um contato direto com a natureza. Desta forma, eles puderam aprender sobre a biodiversidade local e a importância de preservar nossos rios e mares. Posso afirmar também que essa iniciativa capacita os educadores a enxergar a comunidade como um espaço vivo de aprendizagem, promovendo uma conexão educativa e significativa entre as crianças e suas vivências diárias”, destacou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação