Prefeitura e SAAE assinam ordem de serviço para complementação das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário da Baixada Polivalente
O prefeito Dr. Coutinho, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Amadeu Wetler e o representante da empresa Sanenge Serviços de Saneamento, Leonardo F. Melo, assinaram, na tarde desta quarta-feira (24), no Gabinete, a ordem de serviço para as obras que irão complementar a interligação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Baixada Polivalente à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piranema, localizada no bairro Morobazinho.
Participaram da solenidade a secretária de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Mayer Coutinho; os secretários de Obras e Infraestrutura (Semob), Rafael Borgo; de Desenvolvimento Econômico (Semde), José Eduardo Faria de Azevedo, de Meio Ambiente (Semam), Aladim Cerqueira; de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp), Jonathan Romanha, de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), além dos vereadores Cecéu, Jean Pedrini e Tião Cornélio.
O projeto completo compreende a complementação de redes coletoras internas do bairro Polivalente e exclusão de ligações irregulares de esgoto, assim como a Interligação da rede ao coletor central que leva o esgoto à ETE Piranema. Ele irá elevar a porcentagem de tratamento de esgoto dos atuais 35% para 39%. Com a rede de esgotamento sanitário construída, o volume de esgoto tratado será de 14 milhões de litros por mês, contemplando toda a Baixada Polivalente, parte do Centro e parte do bairro Vila Nova na Sede do município de Aracruz. Também será beneficiado o bairro Jardins em função da despoluição do córrego que está no limite do bairro. Cerca de 3.400 pessoas e 851 unidades habitacionais terão seus esgotos devidamente coletados e tratados.
“A obra, já parcialmente executada na Baixada Polivalente, faz parte do Pacote de Obras anunciado em 30 de março, e utilizará novamente nesta fase, o método não destrutivo, ou seja, a interligação será feita sem comprometer o campo do Binão. Com isso, cuidamos de uma questão de saúde pública e valorizamos a cidade auxiliando na atração de investimentos. Estamos demonstrando nossa preocupação e cuidado com esta importante questão ambiental”, comentou Amadeu Wetler.
O prefeito Dr. Coutinho disse que “essa obra vai elevar o tratamento de esgoto e oferecer mais saúde e dignidade aos aracruzenses. É uma obra de suma importância e que dá início ao caminho a ser percorrido rumo à universalização do esgotamento sanitário do município, cumprindo o que prevê a legislação vigente do Novo Marco Regulatório de Saneamento”.


Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento