Prefeitura de Aracruz se reúne com EDP Escelsa para otimizar serviços de fornecimento de energia
O prefeito Dr. Coutinho, na companhia dos secretários de Obras e Infraestrutura (SEMOB), Rafael Borgo, de Meio Ambiente (SEMAM), Aladim Cerqueira, de Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS), Almir Vianna, de Ações Estratégicas (SEMAE), Jeesala Coutinho e de Desenvolvimento Urbano (SEMDUR), Laryssa Viale, recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira (13), representantes da EDP Escelsa para uma reunião com o objetivo de buscar soluções quanto às constantes quedas de energia que vêm ocorrendo no município.
O secretário Rafael Borgo (SEMOB) abriu as falas explicando o que gerou as reclamações dos munícipes quanto à queda de energia em Aracruz. "Na última semana recebemos bastantes chamados de moradores na nossa secretaria que nos relataram várias quedas de energia, principalmente durante o período da noite, quando ocorre muita oscilação, o que vem, segundo eles, queimando vários aparelhos", destacou.
Em seguida o secretário Aladim Cerqueira (SEMAM) lembrou que muitas causas dessas quedas estão relacionadas com galhos de árvores que encostam na fiação dos postes. "Muitas quedas estão relacionadas com a arborização. Na semana passada recebemos uma equipe da EDP em uma força tarefa para poder fazer a poda das árvores. Estamos acompanhando o cronograma, e hoje serão finalizados os serviços no bairro Bela Vista, sendo que ainda estão sendo feitos cortes nos bairros Morobá e Centro. Vamos acompanhar o crescimento dessas vegetações para que não tenhamos esses problemas mais para a frente", afirmou.
À EDP também foi exposto que um dos grandes problemas da queda de energia está relacionado com a falta de água, sendo que nos últimos 15 dias este problema afetou o bombeamento e, consequentemente, seu fornecimento. "Nós trabalhamos para buscar soluções e não ter conflitos. Além dessa questão das árvores que encostam nas fiações, um de nossos problemas são as ligações clandestinas ou irregulares, o que faz com que alguns transformadores não suportem a carga e desliguem. Na última semana também nossa equipe trocou o Religador, equipamento que faz a ligação automática, e isto ocasionou picos de energia, porém já foi solucionado", pontuou a empresa.
Ainda de acordo com a EDP, Aracruz é o município que mais cresce no estado, o que está gerando um maior recurso operacional por parte da empresa. "Temos capacidade de absorver o crescimento da cidade, sendo que também temos subestações em Fundão, Barra do sahy, Nova Almeida e Ibiraçu. Estamos investindo aqui para continuar tendo capacidade de absorver o crescimento da cidade. Na semana passada inauguramos uma nova subestação em João Neiva, que ajuda a dar flexibilidade na região norte. Aqui em Aracruz a rede é interligada com as subestações, e caso alguma venha a apresentar defeito, temos as outras que são interligadas".
A prefeitura se dispôs a buscar uma parceria com a EDP para que ambas as instituições promovam uma ação de conscientização junto às comunidades, levando a elas suas obrigações, responsabilidades, além de elaborar um cadastro para que as famílias possam solicitar as ligações de forma correta e segura.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde publica 9ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Secretaria de Serviços Urbanos é campeã do Campeonato de Futebol dos Servidores Municipais de Aracruz
- Alunos de Aracruz aprendem sobre preservação no projeto Escola no Manguezal
- Centro de Convivência dos Idosos é modernizado com melhorias em acessibilidade e nova quadra poliesportiva coberta
- Prefeitura realiza melhorias em cemitérios municipais para o Dia de Finados
- Rematrícula dos estudantes da Rede Municipal de Ensino se inicia na próxima segunda-feira (3/11)
- Agrinho 2025 é encerrado com sucesso em Aracruz
- Programa Compra Direta é lançado, beneficia 130 famílias e fortalece a agricultura familiar em Aracruz
- Consulta Pública do Diagnóstico do serviço de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos
- Encontro formativo sensibiliza pedagogos a identificarem potencialidades e desafios em docentes da Educação Infantil