Prefeitura de Aracruz reforça o chamado para a vacinação contra a gripe
A Prefeitura de Aracruz está intensificando a convocação dos grupos prioritários para se imunizarem contra a gripe. Embora a vacinação tenha sido ampliada para toda a população acima dos 6 meses de idade, a procura do imunizante pelo público-alvo da campanha está abaixo do esperado. Até o momento, cerca de 41,16% dos integrantes dos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para fins de cobertura vacinal receberam a dose.
“Estamos intensificando o pedido para as pessoas se vacinarem contra a gripe justamente para garantir a imunização mais rápido, antes da queda nas temperaturas. Disponibilizamos a vacina em todas as nossas Unidades de Saúde, mas infelizmente, a procura está aquém do esperado. Por isso, reforçamos o chamado e alertamos para o risco das formas graves da influenza, que podem levar ao óbito”, alerta a secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt.
Mesmo com a ampliação para todas as pessoas acima de 6 meses, a secretária ressalta a importância da vacinação para a proteção dos grupos mais vulneráveis a complicações da gripe, como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais. “A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil. A ampla cobertura pode, ainda, reduzir as internações hospitalares”, reforça Rosiane Scarpatt.
Ao se vacinar, a pessoa não só protege a si mesmo, mas também ajuda a proteger os outros ao reduzir a propagação da doença na comunidade. A vacinação pode também reduzir o risco de complicações graves da gripe, como pneumonia e exacerbação de condições médicas crônicas, como doenças cardíacas e pulmonares. Ao evitar ficar doente com a gripe, a pessoa pode manter sua produtividade no trabalho, na escola ou em outras atividades, o que é importante para a sociedade como um todo. A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz é destaque nacional em projeto sobre adaptação às mudanças climáticas
- 15ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025
- Inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futebol Super Master 50 2026
- Cartilha Eleitoral 2026 é lançada e servidores recebem orientações sobre condutas eleitorais
- Aracruz fortalece práticas e constrói pertencimentos na Semana de Imersão da Diversidade e Inclusão
- Momento formativo destaca a legislação da Educação Inclusiva e fortalece a atuação dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
- Cras Itaputera é inaugurado e reforça o cuidado com as famílias da região
- Aracruz lança Corredor de Biodiversidade e reforça compromisso com o meio ambiente
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são contemplados durante visita ao Corredor de Biodiversidade
- Fórum Permanente de Educação Infantil fomenta o avanço das políticas públicas nesta etapa de ensino