Prefeito participa de sessão solene em homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias.
Na noite desta quinta-feira (04), o prefeito Dr. Coutinho participou de uma solenidade que homenageou os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. A sessão, cujo vereador proponente foi André Carlesso, contou com a participação de vereadores e dos secretários municipais de Saúde, Rosiane Scarpatt, Ações estratégicas, Jeesala Coutinho e Turismo e Cultura, Paulo Neres.
Os agentes de endemias atuam na busca de focos endêmicos em residências, agindo na prevenção e combate a esses riscos, sempre orientando as famílias e visitando casas para detectar possíveis riscos de vetores. Já os agentes de saúde atribuíram o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde e das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Esta homenagem é para exaltar a importância da nossa categoria. Somos os olhos e ouvidos dos SUS nas casas das pessoas. Ser agente vai além das visitas domiciliares, é saber lidar com as pessoas, o que não é uma tarefa fácil. Somos importantes na composição da saúde e precisamos reconhecer esse valor”, destacou Cirleide Andrade, uma das homenageadas.
O vereador proponente André Carlesso agradeceu a presença dos presentes. “Agradeço por comparecerem a esse momento feliz e de grande importância. Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias são profissionais que atuam durante todo o ano e exercem sua profissão com dedicação e amor”, disse.
A secretária de Saúde Rosiane Scarpatt destacou a importância dos profissionais. “É uma alegria poder participar dessa homenagem que reconhece a importância dessas pessoas que são os olhos, braços e pernas da saúde municipal. São eles que buscam as informações necessárias para que nós enquanto administração, possamos fazer o melhor para cada munícipe e fazer da saúde de Aracruz uma referência. Sabemos que não é fácil, mas agradecemos o empenho de todos”, enfatizou.
Dr. Coutinho falou sobre a homenagem aos profissionais. “Hoje é um dia de muita alegria onde exaltamos a força, importância e a potência que são os agentes de saúde e os de endemias na vida das pessoas. São profissionais que contribuem diariamente para o avanço da saúde em nosso município e merecem essa homenagem. Agradeço todo o serviço prestado ao nosso município”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- ARSP publica resolução com o reajuste tarifário do Saae de Aracruz
- Formação sobre Salas Sensoriais fortalece a Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino
- Comportamento infantil: Desafio ou pedido de ajuda? Palestra on-line orienta famílias de estudantes da Rede Municipal de Ensino
- Dia Internacional dos Museus terá programação cultural especial em Santa Cruz
- Meio Ambiente divulga orientações para atendimentos da Carreta Pet Vida
- Prefeitura de Aracruz autoriza retomada das obras da nova EMEF Zilca Nunes Vieira Bermudes II
- Confirmada as atrações da 27ª Expo Aracruz que acontece de 13 a 16 de agosto
- Esporte oficializa Bolsa Atleta 2026 com 21 esportistas contemplados
- Fazenda realiza Audiência Pública para debater Lei de Diretrizes Orçamentárias 2027
- Encontro formativo PNERQ e Erer enriquece o alinhamento e a troca de experiências entre diferentes atores da educação