Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo

Publicado em: 12 de setembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo

Estudantes da Rede Municipal de Ensino estão tendo a oportunidade de aprender de uma forma mais interativa e dinâmica. Teve início nesta semana, como projeto-piloto, nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Placidino Passos e Zilca Vieira Bermudes a Plataforma Discola. Na ocasião, os estudantes dos 9º anos e professores participaram de um ‘Onboarding’ nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12) para se familiarizar com a tecnologia.

Eles foram instruídos pelo gestor de operações Jabes Ricardo Matos Bianchet, que mostrou o passo a passo do aplicativo que já está fazendo parte de suas rotinas escolares. “Acredito que o Discola fomenta a prática do estudo porque torna a atividade mais dinâmica e interativa. É um grande chamariz para os estudantes poderem acessar o conteúdo de forma mais flexível, com seu próprio vídeo e momento com recursos variados de gamificação, conquistas e premiações, o que ajuda a criar uma rotina mais engajadora e menos massiva ou pesada”, explicou Jabes.

Ainda conforme o Gestor de Operações, essa tecnologia faz uso de recursos que se comunicam com a realidade de cada aluno, com aquilo com que ele está acostumado a consumir nas redes sociais. “É como se tivéssemos tudo isso de uma caixinha e levássemos para onde o aluno se sente mais à vontade. Essa tecnologia nos permite uma personalização do ensino, com os dados de desempenho nos testes, o que faz com que a escola e os professores consigam identificar exatamente onde cada um precisa de mais apoio e onde pode avançar mais rápido. Tudo isso torna o aprendizado mais eficaz, justamente porque o foco é direcionado para as necessidades reais dos estudantes”, ressaltou.

Para Jabes, as lacunas que existem no ato de aprender acabam gerando um déficit cognitivo, conforme os estudantes vão progredindo nos anos de estudo. “Identificar essas lacunas e poder oferecer uma trilha personalizada e direcionada garante que o conhecimento seja realmente absorvido e fixado, o que é um passo gigante”, completou.

O vice-diretor da Emef Placidino Passos, Renan Gotardo Filipe, comentou sobre como essa nova tecnologia impactará ainda mais o aprendizado em sua escola. “A tecnologia é algo que está inserida em todos os contextos da humanidade. Sendo a educação a base de tudo, nada mais justo que inserir recursos tecnológicos no ambiente escolar. A plataforma Discola tem uma boa proposta e mostra que é possível utilizar o digital para ensinar e aprender”, disse.

A subsecretária da Semed Regina Ramos Azeredo acompanhou de perto o onboarding aplicado aos professores e estudantes. Ela comentou como este momento foi positivo, facilitando o acesso ao aplicativo. “Essa interação realizada foi uma ótima oportunidade, tanto para os professores quanto para os estudantes. De uma forma muito prática, todos foram acolhidos para se adaptarem a essa nova ferramenta. Acredito que, com o engajamento de todos, chegaremos com êxito ao sucesso e a uma aprendizagem eficaz, e por isso, há uma grande chance de ampliarmos para mais escolas”, afirmou.

Compartilhe essa notícia: