Município de Aracruz representa a Undime no Encontro Nacional de Gestores – Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), representando a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), participou nesta segunda-feira (2) e terça-feira (3), em Brasília, de um encontro com dirigentes e representantes das redes de ensino de todo o país que aderiram ao Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens.
O evento foi uma realização do Ministério da Educação (MEC) - Secretaria de Educação Básica (SEB) e objetivou fortalecer o regime de colaboração na educação, promovendo reflexões, formações e trocas de experiências essenciais para a superação das defasagens educacionais, assim como ampliar a qualidade social da educação, reafirmar o compromisso com a inclusão e construir políticas que impactem positivamente a vida de milhões de estudantes brasileiros.
O encontro contou com várias mesas que debateram temas como: a política de estado para a recomposição e fortalecimento das aprendizagens; quais são os padrões desejáveis para realização dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento; os desafios e estratégias na produção e integração do currículo e dos materiais pedagógicos para a recomposição das aprendizagens; a recomposição das aprendizagens, diversidade e equidade educacional; o pacto pela recomposição e os compromissos da gestão dos sistemas de ensino e da gestão escolar e os processos de avaliação a serviço das estratégias de recomposição das aprendizagens.
"Foram dois dias de muito aprendizado. Considero importante demais poder participar desse pacto, pois temos que levar em consideração todos os impactos acarretados pela defasagem idade/ano, causada por diversos fatores e intensificado pela pandemia em 2020/2021. Diante disso, o MEC a partir dos resultados de aprendizagem, busca uma estratégia permanente junto aos estados e municípios para enfrentamento dos problemas de aprendizagem. Por isso o pacto surge com o compromisso da garantia da aprendizagem para superar as desigualdades sociais e educacionais", pontuou a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.
O Pacto
O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens é uma política pública construída de forma colaborativa pelo MEC com os entes nacionais, representados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Ele oferece apoio técnico e financeiro para estados e municípios implementarem ações e programas com foco na melhoria dos índices de aprendizagem da educação básica, por meio da estratégia de recomposição das aprendizagens dos estudantes dessa etapa de ensino.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)