Mudas de pau-brasil serão doadas para promover o reflorestamento de propriedades rurais
Mais de duas mil mudas de pau-brasil serão doadas aos produtores aracruzenses, com a iniciativa de promover o reflorestamento de propriedades rurais desmatadas. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), que firmou uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que realizou o repasse das mudas.
Cada produtor terá direito a receber até 200 mudas e para isso, será necessário realizar o cadastro na gerência de Agricultura, localizada na Semag. Por meio de GPS, cada muda será identificada e mapeada. O objetivo é garantir que as plantas utilizadas para promover o reflorestamento das áreas sejam preservadas.
“Muitos pensam que a nossa pasta realiza apenas trabalhos voltados para o meio rural, mas essa parceria com a Ufes nos possibilita expandir nossas ações e contribuir com a preservação do meio ambiente.
A secretaria de Agricultura, preocupada com a recuperação das matas e a preservação das espécies da nossa região, realizou essa parceria para reflorestar as matas ciliares e as áreas de APP com mudas nativas da nossa região. A doação dessas mudas pode parecer algo simples, mas os benefícios dessa ação serão vistos daqui uns anos, quando enxergamos as áreas recompostas e reflorestadas. Além disso, as árvores plantadas podem melhorar a qualidade do ar e proporcionar a preservação da espécie”, destacou o secretário da Semag, Mauro Demartha.
Ainda de acordo com o secretário, os aracruzenses já podem procurar a Semag para se cadastrar. “O processo para receber as mudas é super simples e já estamos distribuindo para quem estiver cadastrado. Vale ressaltar que a responsabilidade de recolher as mudas é do cidadão”, disse.
O pau-brasil é uma árvore nativa do Brasil e que foi intensamente explorada no período colonial, e é reconhecida por sua madeira resistente e sua coloração avermelhada. Atualmente, a espécie se encontra em risco de extinção devido à exploração desenfreada no passado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento