Meio Ambiente abre cadastro para o Projeto Vida no Mangue 2025

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), inicia na segunda-feira (9) o processo de cadastro para o Projeto Vida no Mangue 2025, voltado ao apoio direto aos catadores e catadoras de caranguejo do município durante o período de Andada e Defeso do Caranguejo-uçá. A iniciativa está amparada na Lei Municipal n.º 3.690/2013 e reforçada pelo Decreto Municipal n.º 41.971, de 11 de maio de 2022.
O projeto tem como principal objetivo garantir segurança alimentar a quem vive da atividade pesqueira artesanal, assegurando o respeito aos ciclos naturais do caranguejo e promovendo a conservação do ecossistema do manguezal, um dos biomas mais ricos e sensíveis do litoral capixaba.
“Essa é uma ação de respeito, dignidade e valorização das comunidades tradicionais que vivem do mangue. A preservação do nosso meio ambiente começa com o cuidado com as pessoas que dele dependem. O Projeto Vida no Mangue é uma ponte entre a sustentabilidade e a justiça social”, afirma o secretário da pasta, Aladim Cerqueira.
Quem pode participar?
Para se inscrever e participar do processo de seleção junto à Semam, os catadores e catadoras de caranguejo precisam atender aos critérios legais e apresentar os documentos obrigatórios:
-
Carteira de pesca artesanal (RGP) válida, ou documento equivalente reconhecido pelo órgão competente;
-
Comprovante de residência em nome do beneficiário ou outro documento oficial que comprove o local de moradia;
-
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
-
Folha Resumo atualizada do Cadastro Único (CadÚnico), emitida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds).
Calendário de Cadastro por comunidade
As inscrições serão realizadas presencialmente, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conforme datas e horários estabelecidos para cada comunidade:
Comunidade | Data | Local da Inscrição | Horário |
---|---|---|---|
Novo Irajá | 09 e 10 de junho | Secretaria de Meio Ambiente | 12h30 às 17h |
Caeiras Velhas e Irajá | 11 e 12 de junho | Secretaria de Meio Ambiente | 12h30 às 17h |
Laginha, Boa Vista, Santa Rosa | 13 de junho | Secretaria de Meio Ambiente | 12h30 às 17h |
Laginha, Boa Vista, Santa Rosa | 16 de junho | Secretaria de Meio Ambiente | 08h às 11h |
Santa Cruz | 17 e 18 de junho | Secretaria de Meio Ambiente | 08h às 11h |
Demais localidades | 23 e 25 de junho | Secretaria de Meio Ambiente | 08h às 11h |
Em caso de dúvidas ou para mais esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato pelos seguintes canais:
E-mail: semam.ea@aracruz.es.gov.br
Telefone: (27) 3270-7067 | (27) 99810-7251
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação