Jogos Escolares Brasileiros (JEBs): Aracruz é a cidade do Brasil com a maior quantidade de representantes no xadrez nos últimos 5 anos

Aracruz se tornou o município com a maior quantidade de representantes no Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), na modalidade do xadrez, nos últimos 5 anos, em todo o Brasil. Esse grande feito foi concretizado neste domingo (29), em Vitória, após 4 estudantes se classificarem nos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), que é etapa regional do JEB´s. Agora, eles representarão o Espírito Santo, em outubro, na cidade de Uberlândia.
Esses 13 estudantes participaram da 5ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz, realizada neste último sábado (28), na praça de alimentação do Shopping Oriund. Na ocasião, mais de 100 alunos participaram do torneio, nas modalidades sub 8,10,12,15 e Open (Acima de 15 anos), representando as Emef´s Ezequiel Fraga Rocha, Luíza Silvina e Prof. Bárula Neves dos Santos, além das escolas particulares Espaço Livre, CEA, Casa do Estudante, Darwin, Colibri, CEPC e SESC, SESI/SENAI.
O professor Alessandro Camporez, que já desenvolve esse trabalho no ensino fundamental da Emef Ezequiel Fraga Rocha e região há 19 anos, destacou o feito dos alunos. “Queria parabenizar todos os estudantes pelo contínuo comprometimento e dedicação. Neste domingo (29), em Vitória, dos 13 alunos que se classificaram para os JEES, quatro representarão Aracruz nos JEB´s. Nós ganhamos todas às vagas nas cinco últimas seletivas, e dos últimos quatro anos, Aracruz já conquistou todas as vagas do Espírito Santo para disputar o JEBS”, destacou.
Ainda de acordo com Alessandro, a escola Espaço Livre é com a maior quantidade de alunos que já representaram o Espírito Santo no Brasil. “Também temos que destacar os alunos Ivo Rizzo Vieira, do Darwin, e a aluna Lara Vieira Peixoto, hoje na Casa do Estudante, que são contemplados com o Bolsa Atleta Municipal. Lara inclusive já esteve em quatro capitais do Brasil representando o Espírito Santo, ”, lembrou.
Neste domingo (29), pelo masculino, o aluno Davi Del Piero, da escola Darwin, ficou com a medalha de ouro, e Thierry Carvalho Schetine, do CEPC, com a prata. Já no feminino, Anna Moreira Preisigke, do Espaço Livre ficou com o ouro, e Rebeca Alves Cebriam - Emef Ezequiel Fraga Rocha, com a prata.
A secretária de Educação Jenilza Spinassé parabenizou todos os estudantes envolvidos nesse grande feito, e lembrou que isto coloca ainda mais Aracruz como referência no Xadrez. “Parabéns a nossas crianças e adolescentes por mais essa grande conquista, colocando nossa cidade cada vez mais em evidência. Sempre fomos referência em todo estado e no Brasil. Vale lembrar que nossos estudantes já conquistaram medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB'S) e participaram da Olimpíada Nacional. Isso só nos motiva a continuar investindo nessa prática, que também é pedagógica”, destacou.
Em Aracruz também já foram realizadas, inclusive, formações de xadrez com os professores das escolas municipais que utilizam os conhecimentos adquiridos para aprimorar a prática do ensino de suas disciplinas. Essa formação conta com uma didática voltada para principiantes, apresentando os componentes do jogo como as peças, suas distribuições e o tabuleiro.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 15ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta quarta-feira (2)
- Secretaria de Meio Ambiente participa da Oficina sobre Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC)
- 26ª Expo: camarotes do Rodeio já estão disponíveis para aquisição
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: 11ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Futebol de Base: Aracruz dá o pontapé inicial no campeonato neste sábado (28)
- Aracruz é escolhida para sediar a 6ª edição TEIA Cultural, evento realizado pelo Ministério da Cultura
- “Um convite à transformação: cuidando do corpo e da mente” – Médico palestra a profissionais da educação
- Saúde promove ação sobre Hepatites Virais na Unidade Vila Rica neste sábado (28) com testagem e vacinação
- Feira Conexão Agro é aberta em Aracruz e reúne autoridades, empresas e produtores em ambiente de inovação
- Equipes escolares embarcam para Guarapari rumo à Fase Final dos Jogos Escolares do ES