Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE 2022): Aracruz aumenta sua pontuação e se destaca em primeiro lugar na região
Aracruz obteve pontuação 7.0 no ICEE 2022, o que a colocou em Nível Alto na escala de desempenho do indicador, sendo que em 2021 esse índice era de 5.7. Desta forma, o município ficou em destaque passando a ocupar a 11ª posição no Estado, e a 1ª na regional, que tem média de 5.7 pontos. Esse índice é do Programa Cidade Empreendedora, que reúne um conjunto de ações institucionais orientadas para potencializar a capacidade do setor público municipal em estimular as atividades produtivas no seu território, por meio da formulação de políticas públicas, regulamentações e processos que melhorem o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas nas cidades.
A metodologia do Cidade Empreendedora propõe a realização de um diagnóstico, uma autoavaliação feita pela Equipe Técnica da Prefeitura, com apoio de um consultor especialista do Sebrae/ES que, ao final, aponta o nível de capacidade da Gestão Pública Municipal em estimular as atividades empreendedoras, expresso por meio do Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo – ICEE.
Essa metodologia analisou as competências da gestão municipal que pode ser estimulada e potencializada para a formação de um ambiente favorável aos pequenos negócios e na formação de cidades cada vez mais empreendedoras. O ICEE está embasado em cinco dimensões, como: governança para estímulo ao empreendedorismo; programas e projetos de apoio ao empreendedorismo; regulamentações e legislação para melhoria do ambiente de negócio; processos que facilitam a realização de negócios e estimulam o setor produtivo e recursos e infraestrutura técnica, física e tecnológica para atendimento ao empreendedor.
"O Governo Municipal tem se empenhado muito para poder ofertar aos aracruzenses diversas capacitações inerentes ao desenvolvimento econômico do município, como as indústrias portuárias e de petroquímica. Vários cursos gratuitos com as carretas do Sebrae e Sesi já chegaram em nossa cidade, em pontos estratégicos, facilitando o acesso dos alunos. Também inauguramos a Casa do Futuro para facilitar a vida dos empreendedores e empresários, que podem contar com diversos serviços no mesmo espaço, seja para a abertura de empresas, consultorias, prestar orientações de excelência nas mais diversas áreas profissionais, entre outros”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico (Semde), José Eduardo.
O Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. Trata-se de uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram permitindo o aprimoramento do ambiente de negócios. O programa é uma iniciativa do Sebrae e da Aderes e conta com a participação dos 78 municípios capixabas. A Prefeitura de Aracruz foi uma das primeiras a fazer a sua adesão e já recebeu alguns cursos e consultorias do Sebrae, o que contribuiu para sua evolução no ICEE.
O prefeito Dr. Coutinho comemorou esse avanço em Aracruz, e afirmou que em sua gestão esse investimento não vai parar. “Sei que em Aracruz existem muitas pessoas que buscam realizar seus sonhos, abrindo seus empreendimentos. Por isso nosso governo busca cada vez mais parcerias com instituições e empresas para fomentar o desenvolvimento de forma ordenada. Quero continuar atuando de forma que o aprimoramento do ambiente de negócios cresça cada vez mais, incentivando o empreendedorismo, destacou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde publica 9ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Secretaria de Serviços Urbanos é campeã do Campeonato de Futebol dos Servidores Municipais de Aracruz
- Alunos de Aracruz aprendem sobre preservação no projeto Escola no Manguezal
- Centro de Convivência dos Idosos é modernizado com melhorias em acessibilidade e nova quadra poliesportiva coberta
- Prefeitura realiza melhorias em cemitérios municipais para o Dia de Finados
- Rematrícula dos estudantes da Rede Municipal de Ensino se inicia na próxima segunda-feira (3/11)
- Agrinho 2025 é encerrado com sucesso em Aracruz
- Programa Compra Direta é lançado, beneficia 130 famílias e fortalece a agricultura familiar em Aracruz
- Consulta Pública do Diagnóstico do serviço de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos
- Encontro formativo sensibiliza pedagogos a identificarem potencialidades e desafios em docentes da Educação Infantil