Grande Mestre Internacional de Xadrez prestigia a 7ª Etapa do Circuito Municipal de Aracruz

Aconteceu neste sábado (29), na Praça de Alimentação do Shopping Oriundi, a 7ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez. O evento, promovido pelo professor Alessandro Camporez, contou com a participação de 175 estudantes, nas categorias sub 8, 10, 12, 15 e Open (acima de 16), das seguintes escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ezequiel Fraga Rocha, Espaço Livre, CEA, Casa do Estudante, Darwin, Colibri, CEPC e Sesc, Sesi/Senai e Magia de Aprender, de Ibiraçu.
Quem também esteve presente foi o Grande Mestre Internacional de Xadrez, Rafael Leitão. Ele é bicampeão mundial (sub-12/1991; Sub-18/1996), heptacampeão Brasileiro Absoluto, com nove participações em olimpíadas e considerado o enxadrista número um do Brasil. “Cheguei em Aracruz há dois dias. Participei de uma simultânea, que é uma exibição com vários jogos ao mesmo tempo. Também aproveitei a oportunidade para visitar algumas escolas na companhia do professor Alessandro Camporez, que me convidou para a 7ª Etapa do Cimex”, disse.
Rafael Leitão falou que ficou muito feliz ao saber que Aracruz é uma referência nessa prática nas escolas. “Fiquei muito contente em saber que aqui no município tem muitas crianças praticando o xadrez. Acho muito importante essa prática dentro das escolas, inclusive percebi que em uma delas, esse esporte integra a grade curricular. Considero esse ambiente perfeito para as crianças estudarem o xadrez, o que é o futuro para podermos popularizar essa prática no Brasil”, afirmou.
Com relação à prática nas escolas, o enxadrista número um do Brasil destacou que isso é uma grande oportunidade de aprendizado. “O xadrez desenvolve várias habilidades que são úteis no ambiente escolar, como a concentração e a percepção do que o adversário está querendo, visualizando alguma jogada à frente, o que ajuda o estudante a ter mais foco. Que cada criança estude muito e se divirta jogando xadrez. Ele é um grande passatempo e colabora para afastá-la das telas. Também fiquei impressionado com tanta gente participando desse circuito municipal, que tem um nível muito alto de competição”, completou.
O professor Alessandro Camporez, idealizador do Cimex, agradeceu a presença de Rafael Leitão, mostrando que isso reforça ainda mais o fato de Aracruz ser referência nessa prática. “Nós batemos o recorde de participações. Foram 175 estudantes nesta sétima etapa do Cimex, inclusive com jogadores de outras cidades do estado, o que é muito positivo para o xadrez de Aracruz. Queria muito agradecer pelo fato do Grande Mestre Internacional Rafael Leitão ter aceitado nosso convite. Sua presença aqui deixou nossos estudantes ainda mais motivados a continuarem jogando”, ressaltou.
A secretária de Educação Jenilza Spinassé comemorou esse recorde de participações de estudantes. “Mais uma vez, nossas crianças e adolescentes deram um show, sendo que desta vez batemos o recorde de participações no Cimex. Parabéns ao professor Alessandro Camporez, grande responsável por nos fazer uma referência no estado e no Brasil, com conquistas de medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's)”, completou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Rio Doce Escolar: Cmei Tia Anastácia celebra culminância dos trabalhos com música, teatro e exposição
- Aracruz marca presença no Encontro Nacional de Avaliação da Aprendizagem
- Processo Seletivo 005/2023: Semed divulga 13ª Chamada Emergencial / Extraordinária
- Central de Videomonitoramento fecha mês de agosto com ações positivas para o município
- Projeto Rumo ao Sucesso: Educação promove live explicativa quanto ao edital Ifes 2025
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga chamada Nº 29
- 1º Pedal Solidário do Ifes acontece neste domingo (31)
- Nova Unidade Odontológica Móvel reforça atendimentos em Aracruz
- 2º Seminário de Educação Infantil discute as práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas
- Inscrições abertas para o Curso de Guarda-vidas