Formação de Matemática para os anos iniciais aperfeiçoa práticas pedagógicas

Publicado em: 16 de setembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Formação de Matemática para os anos iniciais aperfeiçoa práticas pedagógicas

A Secretaria de Educação (Semed) participou nesta terça-feira (16), em Vitória, de uma Formação de Matemática para os anos iniciais, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) - Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) em parceria com o Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O encontro, que aconteceu de forma presencial, foi destinado a professores municipais e técnicos do regime de colaboração (formadores). 

O município esteve representado pela técnica formadora municipal do Paes, Viviane Reis, e pela técnica pedagógica Eliane Freitas. “Essa formação teve como foco o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas no ensino da Matemática, com momentos de estudo, reflexão e discussão de estratégias voltadas ao planejamento, acompanhamento e monitoramento das aprendizagens nos anos iniciais”, disse Viviane Reis.

A capacitação objetivou replicar os conteúdos e práticas discutidos para os professores das redes municipais, fortalecendo o trabalho pedagógico e garantindo que os conhecimentos cheguem às salas de aula. “Nossa participação reafirma o compromisso com a formação continuada e com a implementação do Paes, visando ao avanço das aprendizagens e à melhoria da qualidade da educação oferecida no município”, completou Viviane.

De acordo com a técnica pedagógica Eliane Freitas, é muito importante que a formação em Matemática para os anos iniciais tenha foco em metodologias que tornem o aprendizado mais interativo e significativo. “Quando utilizamos a resolução de problemas como ponto de partida, além de valorizar a prática do professor em sala de aula, podemos aprofundar o conhecimento teórico-metodológico dos educadores e prepará-los para promover mudanças significativas no ensino do componente curricular”, afirmou.

Compartilhe essa notícia: