Diretores do Ensino Fundamental assinam Pactuação de Metas para 2024 para medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Espírito Santo (IDEBES)
A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz promoveu na manhã desta sexta-feira (10), no Auditório do Polo UAB, uma reunião com os diretores do Ensino Fundamental para apresentar-lhes os resultados da série histórica do Paebes Alfa, Paebes e da Fluência Leitora, mostrando como esses resultados estão impactando o município e o estado. Também foram apresentados os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Idebes 2023) do Estado, regional e municipal, além do desafio (meta) para o ano de 2024, que deve direcionar a elaboração do plano de ação da Semed, contribuindo para a melhoria contínua dos resultados da educação capixaba.
A reunião se iniciou com um momento cultural. Para isso, foi feita uma leitura de um poema de Manoel de Barros, da obra “Memórias Inventadas”, para posteriormente propor uma reflexão com os gestores se tal leitura trouxe algum sentimento, como o afago, que promove a união, o que é algo essencial para que eles possam tirar forças e vencerem seus desafios. Em seguida a secretária Jenilza Spinassé deixou uma mensagem de boas vindas, destacando a necessidade de firmar esse compromisso (pactuação).
“Hoje é um dia muito especial, porque juntos iremos traçar a história desse município e desse ano letivo. Somente a educação tem o poder de transformar o nosso cotidiano nas salas de aula e nossas ações na escola. Por isso, é com grande entusiasmo que celebramos a pactuação de metas com nossa rede. Temos o compromisso de assegurar o direito à educação integral por meio do acesso, da permanência e da aprendizagem com sucesso escolar e inclusão. Reconhecemos a importância da colaboração e do comprometimento mútuo por meio do Regime de Colaboração entre os entes federativos, município e nossas escolas. Desta forma, firmamos o compromisso em prol da aprendizagem dos nossos estudantes, e fico confiante de que, juntos, alcançaremos os melhores resultados e seremos reconhecidos como referência estadual na educação pública”, destacou.
Essa pactuação das metas vem com o objetivo de identificar e reduzir as disparidades entre diferentes escolas do município, estabelecendo metas que visem reduzí-las para garantir que todas as escolas tenham acesso a recursos e apoio adequados para melhorar o ensino. Também visa fortalecer a colaboração interinstitucional, promovendo uma cultura de colaboração e compartilhamento entre os órgãos federativos.
Cada diretor recebeu em mãos um envelope contendo os resultados da série histórica Paebes Alfa, Paebes e da Fluência Leitora das escolas que gerem, analisando como eles estão impactando a regional e estadual. Eles assinaram o pacto, assumindo essa responsabilidade, o que incentivará a troca de melhores práticas, a coordenação de esforços e a implementação de políticas educacionais consistentes em todo o município.
O Governo Municipal já investiu de mais de 23 milhões nas escolas em áreas como acessibilidade e combate a incêndios, inovação tecnológica, segurança patrimonial, climatização, redes elétrica, hidráulica e sanitária, além de equipamentos e materiais, tudo isso com o propósito único de fomentar melhorias e aumentar o índice de alfabetização entre os estudantes. “Pactuar é fazer um acordo, ajustar deveres e compromissos. Nosso maior compromisso é garantir a aprendizagem de todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino”, completou Jenilza.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy