Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz

Publicado em: 11 de julho de 2025
Texto: Thiago de Barros
Imagem: Divulgação
Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz

A semana de 7 a 11 de julho foi marcada por uma programação especial nas escolas municipais de Educação Integral em Tempo Integral de Aracruz. Com entusiasmo e participação ativa da comunidade escolar, aconteceu a Culminância das Eletivas, evento que celebrou as aprendizagens, a criatividade e o protagonismo dos estudantes.

Distribuída ao longo da semana, a Culminância permitiu que cada escola tivesse um dia exclusivo para apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o semestre. As apresentações contaram com a presença das famílias, que prestigiaram e se emocionaram com o resultado do empenho e da dedicação dos alunos.

Durante a semana, as escolas se transformaram em verdadeiros palcos de expressão artística, científica e cultural. As apresentações envolveram temas como literatura, nutrição, educação ambiental, tecnologia, entre outros, refletindo a pluralidade de saberes cultivados nas unidades escolares.

Exposições de trabalhos, apresentações de dança e teatro, demonstrações práticas e vivências emocionantes marcaram os eventos realizados em cada escola, evidenciando a força da Educação Integral como política pública que valoriza a escuta ativa, o protagonismo juvenil e o fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade.

“As disciplinas eletivas integram o currículo diversificado da Educação Integral e são ofertadas semestralmente aos estudantes com o objetivo de ampliar o repertório cultural, atender às recomposições das aprendizagens e promover o desenvolvimento integral dos jovens. Com temáticas escolhidas de acordo com os interesses dos próprios alunos, as eletivas proporcionam um espaço de experimentação, descoberta e conexão com o projeto de vida de cada estudante”, disse a secretária da pasta, Jenilza Spinassé.

Ao colocar os estudantes no centro do processo de ensino e aprendizagem e ao promover o diálogo entre os diferentes atores da comunidade escolar, a Educação Integral em Tempo Integral reafirma seu compromisso com a formação de cidadãos conscientes, criativos e preparados para os desafios do século XXI.

Compartilhe essa notícia: