Conselho Tutelar publica Edital de Convocação para processo suplementar de escolha de suplentes

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracruz (CMDCA) publicou o Edital de Convocação n.º 001/2025 para o Processo de Escolha Suplementar dos membros suplentes do Conselho Tutelar, visando o preenchimento de vagas remanescentes para o período residual compreendido entre a posse e o dia anterior à posse dos conselheiros titulares que serão eleitos no próximo processo regular, em janeiro de 2028. A eleição dos novos suplentes será realizada no dia 5 de outubro de 2025.
O edital foi aprovado por meio da Resolução CMDCA nº 005, de 11 de junho de 2025, e está disponível no Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo, edição do dia 18 de junho de 2025. O processo de escolha está amparado pela Lei Municipal nº 4.751/2025, que dispõe sobre a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e pela Resolução nº 231/2022 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Todo o processo será fiscalizado pelo Ministério Público.
A presidente do CMDCA, Gilcinea Xavier, destacou a importância da participação social nesse processo. “A escolha dos suplentes é essencial para garantir o pleno funcionamento do Conselho Tutelar, que tem papel fundamental na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Convidamos toda a sociedade aracruzense a acompanhar o processo, conhecer os candidatos e, principalmente, exercer seu direito de voto no dia 5 de outubro”, afirmou.
CONFIRA O EDITAL E AS RESOLUÇÕES ABAIXO.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
- Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo
- Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Aracruz reúne municípios em Encontro Regional do Criança Feliz e fortalece políticas para a primeira infância
- Aracruz conquista 2ª melhor posição no Sudeste em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro