Conferência das Cidades de Aracruz é validada pelo Estado e avança para etapa estadual
O município de Aracruz segue consolidando seu protagonismo na pauta do desenvolvimento urbano sustentável. A 7ª Conferência Municipal das Cidades, realizada no dia 14 de maio, no Auditório do Sesi/Senai, foi oficialmente validada pelo Governo do Estado, reconhecendo a seriedade do processo, a ampla participação social e a contribuição estratégica do município na construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
Os municípios capixabas tinham até o dia 30 de junho para realizar as conferências. Aracruz mais uma vez se antecipou e demonstrou maturidade institucional, planejamento estratégico e compromisso com a agenda urbana. A validação estadual confirma que todos os requisitos técnicos e participativos foram plenamente cumpridos, garantindo ao município representatividade na próxima etapa estadual.
Durante o encontro, gestores públicos, lideranças comunitárias, técnicos e representantes da sociedade civil participaram de uma escuta qualificada, contribuindo ativamente para a formulação de diretrizes que visam tornar as cidades mais justas, democráticas, sustentáveis e inclusivas.
A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Larissa Baroni, destacou que a validação da conferência reafirma o papel de Aracruz como agente ativo na formulação de políticas públicas baseadas em evidências e participação cidadã. “A Conferência das Cidades é parte de uma agenda integrada que inclui o novo Plano Diretor Municipal e o planejamento estratégico de longo prazo. Esse momento é de escuta ativa e construção coletiva. Ter nossa conferência validada reforça que estamos no caminho certo. A validação chancela o compromisso de Aracruz com uma gestão urbana moderna, técnica e conectada com os desafios contemporâneos dos municípios brasileiros”, pontuou.
O prefeito Dr. Coutinho reiterou que a participação de Aracruz na construção da PNDU é uma demonstração concreta do compromisso da gestão com a qualidade de vida dos cidadãos. “Estamos fazendo o dever de casa com responsabilidade e visão de futuro. A realização da nossa conferência com a participação de diversos atores da sociedade foi muito produtiva e mostra que Aracruz está preparada para contribuir com as grandes decisões que irão moldar as cidades brasileiras nas próximas décadas. Com a conferência já validada, Aracruz se prepara agora para participar ativamente da Etapa Estadual”, destacou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Culinária e cultura no Festival Aracruz Sabores em comemoração ao aniversário de Santa Cruz
- Desafios, gincanas e muita reflexão marcam o “Encontro anual das Cooperativas Escolares do Espírito Santo”
- Prefeitura de Aracruz abre 60 vagas para guarda-vidas com salários de mais de R$ 2.700
- Mestre Internacional Feminina e multicampeã brasileira de xadrez prestigia a 9ª Etapa do Circuito Municipal de Aracruz (Cimex)
- Gestão e Docência em EaD prepara alunos para atuarem como tutores, coordenadores administrativos e design
- World Café: plenária reúne profissionais para relato de Boas Práticas das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- 4ª edição da “Noite Empodera Mais” em celebração à Semana do Empreendedorismo Feminino acontece no dia 18
- Obra de reforma e ampliação do Centro de Convivência dos Idosos é entregue à Terceira Idade aracruzense
- Oficina “Meu Território, Minhas Oportunidades” estimula a criatividade, o senso de pertencimento e o protagonismo juvenil em estudantes da Emef Santa Cruz
- Emef Placidino Passos realiza Assembleia de Fundação de sua cooperativa escolar (Coopassos)