CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), através do Centro de Convivência dos Idosos, em parceria com o Centro Universitário Salesiano (Unisales), integrou o projeto de extensão “Envelhecer com Saúde: orientações nutricionais para um envelhecimento saudável”, do dia 11 de abril a 16 de maio. A ação foi realizada por acadêmicas do curso de Nutrição.
Com foco na prevenção das doenças cardiovasculares, o projeto buscou conscientizar os participantes sobre a importância de escolhas alimentares conscientes e do cuidado diário com o corpo, principalmente o coração. As atividades foram pensadas para facilitar o entendimento dos idosos e incentivar a autonomia no cuidado com a saúde.
Durante a ação, as estudantes promoveram rodas de conversa, dinâmicas interativas, aferição de medidas antropométricas e aplicação de questionários sobre alimentação e estilo de vida. O ponto alto foi a palestra “Alimentação cardioprotetora – cuidando do coração pela comida”, que traduziu em linguagem simples as recomendações nutricionais para uma vida mais longa e saudável.
Um dos destaques foi a apresentação da Dica BR – Dieta Cardioprotetora Brasileira, fundamentada nas diretrizes do Ministério da Saúde, que utiliza um sistema de cores para orientar o consumo dos alimentos:
- Verde: alimentos que devem ser a base da alimentação (verduras, legumes, frutas e leguminosas);
- Amarelo e Azul: alimentos a serem consumidos com moderação (arroz, pães, carnes, óleos, queijos, doces caseiros),
- Vermelho: alimentos ultraprocessados, que devem ser evitados.
A atividade também contemplou cuidados específicos para idosos com hipertensão, diabetes, colesterol elevado ou histórico familiar de doenças cardíacas.
O encerramento do projeto aconteceu em clima de celebração no dia 16 de maio, com uma dinâmica participativa que revisitou os principais aprendizados da ação. O momento foi marcado pela troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e a entrega de kits simbólicos: um frasco de sal de ervas, como alternativa natural ao sal comum, e um livrinho com orientações práticas sobre alimentação saudável.
As acadêmicas, ao final da ação, deixaram uma mensagem que emocionou os participantes: “Cuidar do coração é um ato de amor com a gente mesmo. Pequenas escolhas diárias, como descascar mais e desembalar menos, têm o poder de proteger nosso maior tesouro: a vida”.
A secretária de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe, destacou o impacto da parceria. “Projetos como esse fortalecem nossa rede de cuidado com os idosos e aproximam o conhecimento acadêmico da realidade da nossa comunidade. É gratificante ver a universidade contribuindo com ações práticas e transformadoras. Saúde e dignidade na terceira idade são prioridades da nossa gestão, e iniciativas como essa mostram que estamos no caminho certo. Esse foi um projeto foi mais do que um gesto de cuidado, empatia e valorização da vida”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio
- 653 oportunidades de emprego abertas no Sine: destaque para setor industrial
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece entre os dias 24 e 25 de maio
- Dia D do MEI: mutirão gratuito vai ajudar microempreendedores a fazerem a Declaração Anual
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal