Campanha de vacinação contra a pólio termina nesta sexta-feira em Aracruz

Meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% do público-alvo contra a pólio, formado por 6.367 crianças menores de 5 anos
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina na próxima sexta-feira (30). A proposta é reforçar as coberturas vacinais contra a pólio e outras doenças que podem ser prevenidas, além de evitar a reintrodução de vírus que já foram eliminados do país.
A campanha chegou a ser prorrogada pelo Ministério da Saúde por conta da baixa adesão. Em Aracruz, as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é imunizar 95% do público-alvo contra a pólio, formado por 6.367 crianças menores de 5 anos. Segundo dados mais recente da pasta, até então apenas 2.890 crianças aracruzenses foram vacinadas, o que corresponde a 45,39%.
Crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico.
O imunizante protege a criança de três tipos diferentes do vírus causadores da doença que pode comprometer o sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança. “É importante que os pais entendam a importância dessa imunização, uma vez que ela protege da paralisia infantil”, enfatizou a secretária de Saúde do município, Rosiane Scarpatt.
Ainda de acordo com ela, se não houver um esforço coletivo para aumentar a cobertura vacinal, as doenças erradicadas correm risco de voltarem a ser transmitidas, como aconteceu com o sarampo. “A poliomielite é uma doença grave e não tem cura, e esse vírus está circulando em outros países. A vacina é oferecida em todas as nossas Unidades de Saúde, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 15h30”, completou Rosiane Scarpatt.
*Com informações da Agência Brasil
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Desenvolvimento Social: Chamada Emergencial do Processo Seletivo n.º 001/2023
- Gestão para a Equidade Racial é tema de capacitação de técnicos do regime de colaboração
- 1ª etapa do Circuito Indígena de Futevôlei acontece neste final de semana
- Inscrições abertas para o Campeonato de Futebol 7 Society do Servidor Público
- Pequenos craques, grandes emoções: Copa Gazetinha Dente de Leite vai agitar categorias Sub-7 e Sub-9
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência vai acontecer no próximo dia 25
- Aracruz participa de evento que debateu políticas públicas sobre mudanças climáticas
- Formação de Matemática para os anos iniciais aperfeiçoa práticas pedagógicas
- Prefeitura convida para II Oficina de Planejamento do Projeto Orla Aracruz