Aracruz sediou o I Seminário Estadual de Educação Especial

O município de Aracruz sediou nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23), no Sesc Aracruz, em Praia Formosa, o I Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Espírito Santo. O evento veio com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da atuação profissional, visando a redução das desigualdades e a construção de práticas educacionais destinadas ao público-alvo da Educação Especial.
Compareceram na abertura o secretário de Estado da Educação, Vitor de Ângelo, os subsecretários de Estado da Educação, o prefeito Dr. Coutinho, Regina Ramos, Marcia Carla Santos e Alline Siqueira representando a Secretaria de Educação (Semed), além de professoras da Educação Especial que atuam na Rede Municipal de Aracruz. Também estiveram presentes a coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Sônia Lopes Victor, além da procuradora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel.
Já a plateia foi composta por professores da Educação Especial, intérpretes, assessores pedagógicos e supervisores escolares das Superintendências Regionais de Educação (SREs), além de superintendentes das SREs, profissionais que atuam nas equipes técnico-pedagógicas da Unidade Central da Sedu, e gestores e técnicos das redes municipais do Estado que atuam na Educação Especial.
O governador do Estado, Renato Casagrande deixou uma mensagem gravada ao público, pois não pôde comparecer devido a outras agendas. “Sabemos que é muito importante o trabalho desenvolvido por todos os professores na educação, especialmente dos educadores da Educação Especial, que precisam de um cuidado maior. Esse seminário é para que possamos estar ainda mais bem preparados e organizados para ofertar uma educação de qualidade para todos os estudantes. Desejo a todos vocês um bom seminário”, disse o governador.
O prefeito Dr. Coutinho agradeceu o Governo do Estado pela realização do evento em Aracruz, destacando os esforços que vêm sendo desempenhados no município e os investimentos na área da educação. “É uma honra poder sediar um evento desse porte em nossa cidade. Sabemos da necessidade e importância em se discutir e fomentar as práticas educacionais destinadas à Educação Especial. Na nossa cidade trabalhamos muito com as formações continuadas para professores de AEE e pedagogos da Rede Municipal de Ensino com apoio de uma Equipe Colaborativa, o que nos ajuda e muito a repensar as práticas pedagógicas e a organização curricular. Em nosso governo propomos estratégias com o intuito de promovermos um planejamento acessível, combatendo o capacitismo e investindo na potencialidade de todas as pessoas”, destacou.
O seminário abordou temas como: “O aluno incluído na Educação Básica”; “Políticas educacionais inclusivas para mitigação de desigualdades na Educação Básica”; “15 anos da instituição da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI)”; “A educação como direito inegociável”; Roda de conversa com o tema “A trajetória histórica da Educação Especial no ES”; “Acessibilidade Curricular como princípio da Educação Inclusiva”; “Práticas pedagógicas inclusivas e o trabalho colaborativo”; e “Patologização da deficiência, o capacitismo e seus desdobramentos para a Educação Básica”.
A técnica pedagógica Márcia Carla, ressaltou a importância da discussão sobre o trabalho colaborativo. “Momentos como este nos fazem discutir e refletir sobre uma prática de colaboração entre o professor referência e o professor de Educação Especial nas salas regulares, o que contempla a aprendizagem para todos os alunos. A Intersetorialidade é uma das premissas para uma educação inclusiva, e as políticas públicas vêm para fortalecer o atendimento das Salas de Recursos”, completou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil