Aracruz se destaca na alimentação escolar com nota acima da média nacional
Representantes dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane´s - Ufes) estão realizando em Aracruz nesta semana visitas técnicas em escolas da Rede Municipal de Ensino para coleta de dados que abastecem o Ige-PNAE, que é um índice gerado para a Avaliação Anual do Desempenho da Gestão das Entidades Executoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar em âmbito nacional.
Esse índice tem o objetivo de instrumentalizar os gestores e demais atores para o aperfeiçoamento na execução do programa. Trata-se de um indicador sintético com escala entre 0 e 1, onde, quanto mais próximo de 1, melhor é o desempenho. E neste quesito, Aracruz mais uma vez se destaca na qualidade de sua alimentação escolar, tendo seu índice de 8,9 acima da média nacional, que é de 6,9.
Este índice avalia e agrega o desempenho das gestões em quesitos como o de recursos de insumos; educação alimentar e nutricional; cardápios; conselho de alimentação escolar; agricultura familiar; contexto; povos e comunidades tradicionais e necessidades alimentares especiais, sendo os desempenhos avaliados como satisfatório, regular e insatisfatório.
As representantes do Cecane´s (Ufes), Karolayne Pereira da Silva Gripp e Maria Izadora Freitas Silva, também estiveram na Secretaria Municipal de Educação (Semed) para participarem de reuniões com técnicos do setor de Alimentação Escolar e membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Equipe de Compras e Licitações, Secretaria de Agricultura e Incaper, para tratarem de questões relacionadas ao aprimoramento das práticas da alimentação nas unidades de ensino.
“De segunda a terça participamos de cinco reuniões. Posso afirmar que estes foram momentos importantes, onde o município é avaliado e reconhecido pela excelência na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O Setor de Alimentação recebe essa notícia com muita alegria, pois é resultado de muita dedicação e envolvimento de toda equipe”, afirmou a gerente de Compra e Bens de Consumo da Semed, Elyne Mara Devens Costalonga.
Ainda de acordo com Elyne, o FNDE escolhe, a cada ano, dez municípios do estado para promover essas fiscalizações. “Destas dez cidades, nove não conseguiram gerir de forma exitosa os quesitos avaliados pelo Ige-PNAE, diferentemente de Aracruz, que foi a única escolhida por sua boa gestão dos alimentos nas escolas”, completou.
Para a secretária de Educação, Jenilza Spinassé, essa nota acima da média nacional comprova, mais uma vez, o envolvimento e preocupação que o município sempre teve com relação à busca por uma nutrição exemplar nas escolas da Rede Municipal de Ensino. “Sempre procuramos trabalhar em várias frentes para que todos tenham acesso a cardápios com alimentos saudáveis. Nossa equipe da Alimentação Escolar também incentiva e educa os estudantes, indo de escola em escola para que eles também tenham hábitos saudáveis em suas casas. Os nutricionistas também promovem palestras mostrando o quão é benéfica uma alimentação de qualidade, e isto sempre trouxe bons resultados”, disse.
As 15 melhores cidades do Brasil no quesito alimentação escolar
Recentemente Aracruz se destacou entre as 15 melhores cidades do Brasil no quesito alimentação escolar, o que fez com que o Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), das Nações Unidas, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), convidasse o município para participar da 4ª Edição do Reality Show “Merendeiras do Brasil”.
Aracruz está sendo representada pela merendeira Francieli Vitoriano da Silva, da EMP Irajá, e pela nutricionista Isabela Silva Rodrigues, responsável técnica pelo Setor de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Educação.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM