Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano

O município de Aracruz realizou a 7ª Conferência Municipal das Cidades nesta quarta-feira (14), no Auditório do Sesi/Senai. Em um momento marcante para o futuro da cidade, o encontro estratégico integrou o processo nacional de construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). O evento reuniu gestores públicos, lideranças comunitárias, técnicos e representantes da sociedade civil em uma escuta territorial qualificada, com o objetivo de contribuir ativamente para uma política urbana mais justa, democrática e sustentável.
A PNDU é uma iniciativa estruturante que busca orientar, de maneira articulada e eficaz, as ações públicas no espaço urbano, garantindo o direito à cidade com pilares fundamentais: inclusão social, democracia participativa, sustentabilidade ambiental e justiça territorial.
A programação do evento foi estruturada para fomentar um diálogo qualificado e plural sobre os rumos do desenvolvimento urbano, iniciando com a a palestra do arquiteto e mestre Alexandre Ricardo Nicolau, com o tema “Planejamento Urbano: Caminhos para a Mobilidade Sustentável” e que trouxe reflexões estratégicas sobre integração territorial e soluções sustentáveis para a mobilidade nas cidades brasileiras. Em seguida, a palestra “Cidades Inclusivas”, ministrada por Priscila Ceolin Gonçalves Pereira, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES), destacou a importância do urbanismo como instrumento de equidade e justiça social.
A programação se estendeu com um debate qualificado, a formação de Grupos de Trabalho Temáticos, uma plenária conclusiva e, por fim, a eleição dos delegados que representarão o município na 6ª edição do Conselho Estadual das Cidades do Espírito Santo, fortalecendo a democracia participativa e a articulação entre os entes federativos e a sociedade civil.
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Larissa Baroni, reforçou o papel do município como agente ativo na formulação de políticas públicas baseadas em evidências. Em sua fala, destacou o valor técnico da participação local no processo de construção da PNDU. “Este momento nos permite alinhar nossas práticas locais às diretrizes de um desenvolvimento urbano que reconhece a diversidade dos territórios brasileiros. É preciso qualificar o espaço urbano, atuar na desigualdade socioespacial, ter uma infraestrutura sustentável e, acima de tudo, uma gestão territorial orientada por dados e participação cidadã. Uma cidade bem planejada começa com dados, escuta e visão estratégica”, afirmou.
De acordo com a secretária de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho, a gestão municipal está planejando a cidade que queremos deixar para as próximas gerações. “Recentemente elaboramos o planejamento estratégico com a participação de diversos atores da sociedade civil. O município está vivendo um momento único de reestruturação com o crescimento econômico. Vamos elaborar o novo Plano Diretor Municipal (PDM) com ampla participação social e atentos às transformações contemporâneas da mobilidade urbana. Planejar a cidade para o futuro é garantir acessibilidade, resiliência, inclusão e inovação. A Conferência integra uma agenda de planejamento estratégico que olha para as próximas décadas com responsabilidade e visão de futuro”, pontuou.
Já o prefeito Dr. Coutinho reiterou o compromisso da gestão com a promoção da qualidade de vida para os cidadãos aracruzenses. “O que estamos fazendo aqui hoje é mais do que debater políticas públicas, estamos ouvindo, aprendendo e reafirmando nosso compromisso com a dignidade de quem mora nesta cidade. Uma cidade boa não é só aquela que cresce com sustentabilidade, mas que cuida, que acolhe, que se preocupa com a moradia, com o transporte, com o meio ambiente, com o futuro das crianças e com o presente dos trabalhadores. Participar da construção da PNDU é um dever nosso como gestores e cidadãos”, ressaltou.
Com a Conferência Municipal, o município reafirma sua posição como referência na agenda urbana e dá mais um passo rumo a uma cidade planejada com inteligência, construída com diálogo e voltada para a justiça social e o bem-estar coletivo. A construção da nova PNDU segue como uma oportunidade de redesenhar o futuro das cidades com base na escuta, na técnica e na esperança.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes