Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta terça-feira (29), na Ufes, em Vitória, do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies). O município esteve representado pelas equipes dos setores de Educação Infantil, Inspeção Escolar, de Formações, Educação Escolar Indígena, Comitê de Alfabetização e Educação Especial Inclusiva, cuja participação ativa e numerosa foi amplamente elogiada pelos organizadores e demais participantes.
Na ocasião foi destacado o compromisso do município com a promoção de uma educação infantil de qualidade. A plenária foi a primeira de 2025 e teve a missão de fortalecer ainda mais essa categoria, considerada um direito fundamental da criança, além de ser um dever do estado, uma obrigação constitucional e um bem público inegociável.
O Fórum foi criado em 2001 como um espaço suprapartidário que reúne diversas instituições, órgãos governamentais e entidades comprometidas com a defesa do direito constitucional à educação de crianças de zero a seis anos. Ele atua como instância de discussão, mobilização e proposição de políticas públicas voltadas para a educação infantil no estado. Além de sua atuação local, ele integra o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib), uma articulação nacional que reúne fóruns estaduais, distrital, regionais e municipais de educação infantil.
“O Mieib desempenha um papel crucial na formulação e acompanhamento de políticas públicas para a educação infantil, contribuindo para documentos legais importantes, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e os Parâmetros Nacionais de Qualidade para as Instituições de Educação Infantil”, explicou a responsável pelo setor de Educação Infantil, Jocenir Elaine Rensman David.
Ainda de acordo com Jocenir, a expressiva participação da equipe da Semed demonstra o empenho do município em fortalecer as políticas públicas de educação infantil. “Nossas políticas estão alinhadas às diretrizes nacionais, que contribuem ativamente para o desenvolvimento de práticas educacionais que atendam às necessidades das crianças e respeitem seus direitos”, completou.
Para a secretária de Educação, Jenilza Spinassé, este engajamento reforça a importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil na construção de uma educação infantil inclusiva, equitativa e de qualidade, garantindo o pleno desenvolvimento das crianças brasileiras.
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