Aracruz marca presença no Iº Seminário Internacional de Educação
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta segunda-feira (1) e terça-feira (2), no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha, Vitória, do Iº Seminário Internacional de Educação. O evento, que foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), em parceria com o Conselho Temático de Educação da Federação (Conedu), Sesi e Senai, discutiu as inovações tecnológicas, desafios e oportunidades na educação, reunindo especialistas para explorar caminhos que transformem o aprendizado.
O município esteve representado pela secretária Jenilza Spinassé (Semed), que destacou a importância do momento para Aracruz. “Nesses dois dias eu tive a oportunidade de refletir sobre a necessidade de promover inovações na educação de nossa rede, de forma a garantir formação continuada para nossos profissionais. Tivemos palestras importantes, o que me permitiu pensar sobre a organização dos tempos escolares, sobre o uso da inteligência artificial na educação, além dos investimentos e acompanhamentos do trabalho docente”, destacou.
O evento contou com quatro painéis, que discutiram temas como: O futuro da educação básica: inovação, tecnologia e a transformação pedagógica; os impactos de uma educação de qualidade para o desenvolvimento local, neurociência, criatividade e inovação em educação; construindo saberes, transformando práticas: o papel da formação docente na qualidade educacional; transformando realidades: um case de sucesso aplicado na gestão pública.
Foram vários palestrantes de renome, entre eles, Cláudia Costin, presidente do Instituto Singularidades, referência em formação de professores; José Pacheco, designer educacional e aprendiz de utopias, mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Maria Helena Castro, socióloga e professora aposentada da Unicamp, atualmente é titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional do IEA-USP.
O diretor-geral da Findes, Roberto de Campos Lima, falou do porquê de se promover o Seminário Internacional. “Esta foi uma oportunidade para debatermos e mobilizarmos os diversos atores, públicos e privados, que fazem a educação acontecer no Espírito Santo. Os desafios que enfrentamos nos últimos anos não apenas testaram os sistemas educacionais, mas A Findes, por meio do Sesi ES, tem trabalhado em prol de uma educação de alta qualidade no Estado”, pontuou.
Ainda de acordo com Roberto, um exemplo disso é a escola Sesi de Referência. “Ela é um projeto pedagógico robusto e contextualizado para o século XXI, com educação integral (cognitiva e socioemocional), robótica, STEAM e projeto bilíngue, que oferece uma educação de qualidade para os nossos mais de 10 mil alunos. Mas também é preciso transbordar uma educação potente a todos os estudantes capixabas, mobilizando os diversos atores do Estado”, afirmou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- World Café: plenária reúne profissionais para relato de Boas Práticas das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- 4ª edição da “Noite Empodera Mais” em celebração à Semana do Empreendedorismo Feminino acontece no dia 18
- Obra de reforma e ampliação do Centro de Convivência dos Idosos é entregue à Terceira Idade aracruzense
- Oficina “Meu Território, Minhas Oportunidades” estimula a criatividade, o senso de pertencimento e o protagonismo juvenil em estudantes da Emef Santa Cruz
- Emef Placidino Passos realiza Assembleia de Fundação de sua cooperativa escolar (Coopassos)
- Prefeitura inicia Cadastro Urbano na comunidade de Biriricas para aprimorar planejamento e melhorar serviços públicos
- Projeto ENEC conquista 1º lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2025 – Região Norte
- Ampliação do Parque do Aricanga garante mais área protegida e preservação dos ecossistemas locais
- Conselho de Alimentação Escolar de Aracruz se consolida pelo trabalho robusto e eficaz de controle social
- Procon de Aracruz participa do evento “Compra Segura” promovido pelo Procon Estadual