Lixo orgânico pode virar adubo: prefeitura incentiva compostagem doméstica

Reciclar, diminuir e transformar o seu próprio lixo doméstico em adubo sem agrotóxico, reduzindo a quantidade de material que é lançado no aterro sanitário. Esse é o objetivo da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), da Prefeitura de Aracruz ao incentivar a população a produzir a compostagem em suas próprias residências ou empresas. “Bastam atitudes simples, que não exigem custos extras, mas apenas uma mudança de hábito que deve partir de cada cidadão”, explica a gerente de Limpeza Pública, Francine Sousa. O processo de compostagem, que é simples e pode ser feito em casa, beneficia o próprio morador, a cidade e o meio ambiente, pois diminui drasticamente a quantidade de lixo enviado aos aterros.
A gerente explica que a ideia é aproveitar ao máximo as sobras de alimentos, como talos, cascas, sementes, raízes e folhas para o preparo de receitas. “As sobras inadequadas ao consumo, como cascas de ovos, frutas estragadas e borra de café, podem ir para a compostagem, gerando uma poderosa fonte de nutrientes para jardins e hortas. “É muito fácil fazer a compostagem em casa, mesmo para quem mora em apartamento ou numa casa sem quintal. Neste caso, o processo deve utilizar vasos, potes ou garrafas pets e a prioridade são os resíduos como folhas e ervas”.
Segundo o prefeito, Jones Cavaglieri a prefeitura incentiva e orienta a compostagem doméstica por entender que a proposta é reduzir a quantidade de lixo que vai para o aterro e consequentemente melhorar o meio ambiente. “Quanto maior a produção de lixo, mais a natureza fica sobrecarregada. Por outro lado, se cada cidadão fizer a sua parte, a situação pode melhorar muito. Quase 60% do lixo domiciliar pode ser reutilizado na compostagem”.
Siga as orientações abaixo:
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte
- “Projeto: Ler e Brincar – Uma Aventura para a Imaginação” estimula estudantes com deficiência
- Prefeitura revisa Projeto Orla para promover o ordenamento territorial e a preservação da faixa costeira
- Aracruz participa da criação do primeiro colegiado para fortalecimento do setor da Pesca no Estado