Aracruz segue como referência no ensino público municipal com bons índices no Ideb
“Nossas crianças e adolescentes comprovaram no Ideb que estão aprendendo mais e melhor”, diz o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri. O resultado, segundo o prefeito, revelou a prioridade da administração com a área da educação. “Boa gestão e investimentos nos permitiram melhorar e construir novas escolas, qualificar nossos educadores, criar e retomar politicas e práticas inovadoras”.
Aracruz tem sido referência no ensino público municipal, com crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador da qualidade da educação no País. O Ideb das escolas municipais para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) foi de 6,9, ocupando o 2º lugar no Estado e superando a meta estabelecida pelo Ministério de Educação (MEC). Em relação aos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º), Aracruz alcançou a nota 5,6 no Ideb, ocupando o 5º lugar e sendo que, na região norte do Espírito Santo, o município ocupa o 1º lugar nos anos iniciais e finais.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 3 das 10 escolas com as notas mais altas do estado são do município de Aracruz: EMEF Coqueiral, no bairro Coqueiral; EMEF Samoel Costa, no Centro, e EMEF Marechal Costa e Silva, em Vila Rica. Essas escolas também superaram as metas projetadas anteriormente.
As notas foram divulgadas em setembro pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na composição da avaliação do Ideb, o MEC considera as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que foi aplicada nos meses de outubro e novembro de 2019, além de outros índices como aprovação e evasão, compilados pelo Censo Escolar.
Para a secretária interina de Educação, Rosa Maria Ghidette, essa nota representa uma atitude de valorização do trabalho feito nas escolas. “É com muito esforço, carinho e dedicação às nossas crianças que os servidores da educação realizam seu trabalho. Ficamos felizes com o resultado, mas cientes de que as escolas sempre podem melhorar, assim como o nosso IDEB”, afirmou a secretária.
Rosa Maria Ghidette destaca que o sucesso no IDEB é resultado de um trabalho conjunto, que envolve a escola, a família e os estudantes. “O envolvimento de toda a comunidade nas ações da escola também contribuíram para o bom resultado, fruto de muito trabalho e planejamento dentro e fora de sala de aula”, ressaltou.
Para a aluna Juliana Souza da Vitória, de 10 anos, do 4º ano da EMEF Coqueiral o apoio oferecido pela instituição pública de ensino fez a diferença. “Gosto muito da minha escola, ela é pública, simples, mas sempre dão muita atenção aos alunos. É claro que nesse período (pandemia) nossa rotina mudou mas estamos recebendo as tarefas e fazendo no caderno e no livro. Continuamos acompanhando as atividades diariamente”, relatou a estudante.
Hislani Nascimento Santos, de 14 anos, aluna do 9º ano da EMEF Zilca Nunes Vieira Bermudes elogiou a escola. “Já estudo nessa escola há quatro anos e sempre recebemos muito apoio. A equipe escolar trabalha junto com os alunos, ensinando matérias e projetos novos, além de nos envolver no planejamento. Existe uma grande conexão entre escola, alunos e famílias”, contou a aluna.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte
- “Projeto: Ler e Brincar – Uma Aventura para a Imaginação” estimula estudantes com deficiência
- Prefeitura revisa Projeto Orla para promover o ordenamento territorial e a preservação da faixa costeira
- Aracruz participa da criação do primeiro colegiado para fortalecimento do setor da Pesca no Estado