Projeto “Óleo Sustentável” auxilia munícipes quanto à destinação adequada do resíduo

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), dentro do Programa Aracruz Sustentável, vem trabalhando no auxílio ao munícipe quanto à correta destinação do óleo vegetal usado. O projeto "Óleo Sustentável" tem por objetivo principal proteger a qualidade dos recursos hídricos, evitando entupimentos das redes de esgoto, além de possibilitar a produção de sabão e biodiesel.
De acordo com a Gerente de Documentação da Setrans, Camila Candido Santos Pizzol, o projeto surgiu na intenção de apoiar o gerador domiciliar, uma vez que o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Municipal enfatiza que o gerador é responsável pelo seu resíduo. Cita também que são ações simples que cada um pode e deve fazer em sua casa. “Quando a pessoa não for mais usar seu óleo de cozinha, basta esperar ele esfriar, e com a ajuda de um funil, colocá-lo em uma garrafa pet e fechá-la. Em seguida essa garrafa deve ser levada a um de nossos Pontos de Entrega Voluntária (PEV)”, explicou.
Ainda de acordo com Camila são três pontos de entrega na sede administrativa, além dos pontos nos apoios de Jacupemba, Guaraná, Vila do Riacho, Barra do Riacho, Barra do Sahy, Coqueiral, Santa Cruz e Santa Rosa. “Na sede, o óleo usado pode ser entregue no Mercado Municipal de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 6h às 14h, no pátio da Setrans, e na fábrica de manilhas (Itaputera) de segunda a sexta-feira, das 8h as 16h”, ressaltou.
Início do projeto
Este projeto teve início com servidores públicos da Prefeitura quando foram distribuídos galões de 20 litros em cada secretaria para o depósito do óleo, que posteriormente foram levados ao ponto de entrega. A equipe da Setrans também entregou os galões no Conspar e na Casa do Cidadão. A intenção é expandir o projeto para outros orgãos do Governo Municipal para que os próprios servidores, além da população possam levar esse resíduo.
“Vale destacar que apenas um litro de óleo pode contaminar cerca de 25 mil litros de água. Por isso é de extrema importância que cada um faça sua parte em casa. Além do benefício ambiental, o óleo descartado de forma correta pode ser utilizado para a produção de insumos como o biodiesel, o sabão, tintas a óleo, além de massa de vidraceiro e outros produtos. Tudo isso evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta”, completou Camila.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre a inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"
- 2ª CONVOCAÇÃO - EDITAL 001/2025 -SEMSA