Monitora Aracruz realiza quarta etapa de testagem para identificar pessoas contaminadas pelo novo coronavírus
.jpeg)
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã e na tarde desta quinta-feira (06/08) a quarta etapa do projeto “Monitora Aracruz”, na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz. Durante esta etapa participaram da testagem comerciantes e comerciários de todos os segmentos do comércio do município.
De acordo com a secretária de Saúde Clenir Avanza, o projeto “Monitora Aracruz” tem a parceria da Portocel e faz parte do Método de Wuhan caracterizado pela testagem em massa, dividida por grupos, com o objetivo de obter o número de casos assintomáticos e a disseminação do coronavírus na cidade. “Em Aracruz já foram testados as lideranças comunitárias, pescadores, lideranças religiosas e agora estamos testando as pessoas do comércio. Quanto mais testarmos, mais chance temos de frear o vírus, achatar a curva e desafogar nosso sistema de saúde”, explica a secretária.
Para a médica Alda Regina, que está trabalhando no projeto, essa ação de testagem massiva é a melhor forma de controlar a evolução e transmissão do vírus. “Pessoas assintomáticas infectam outras pessoas sem saber. Com a testagem podemos isolar e acompanhar estes casos”, informa a profissional de saúde.
A comerciante Laudicéia Pereira considera essa ação de extrema importância. “Essa é uma forma de prevenir as pessoas que trabalham no comércio e os consumidores, com quem temos contato direto. É uma forma da gente se cuidar e cuidar das pessoas com quem convivemos. Muita gente não está levando a sério a pandemia e essa doença requer cuidados e prevenção”, alerta.
O prefeito Jones Cavaglieri destaca que essa é mais uma ação do projeto “Monitora Aracruz” para o enfrentamento da situação de emergência decorrente da Covid-19 no município. “Nosso objetivo é identificar as pessoas assintomáticas, encaminhá-las para o médico da rede, oferecer os medicamentos e depois isolá-las para serem monitoradas pela nossa equipe da saúde. Com isso, vamos diminuir a contaminação e a necessidade de hospitalizar nossos munícipes”. Cavaglieri afirmou ainda que este monitoramento oferece um diagnóstico mais preciso da situação da Covid-19 e serve de base científica para orientação dos decretos.
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"