Prefeitura de Aracruz realiza oficina sobre aprendizagem criativa

Na próxima quinta-feira (16/07), às 19h, a Prefeitura de Aracruz promoverá a oficina “Aprendizagem Criativa” voltada para servidores da rede municipal de educação, professores do Estado, de instituições de Ensino Superior e demais profissionais da área de educação. A transmissão ao vivo é resultado de uma parceria entre o poder público municipal, a Suzano Educação e o Programa Mentori.lab. As inscrições, que são limitadas e gratuitas, podem ser feitas através do link: forms.gle/b5ibLsdFAt9xgXcU6. Após a inscrição, o interessado receberá por e-mail o link da sala da oficina.
A condução será feita pela assessora técnica da Secretaria de Governo, Mara Oliveira, professora, pedagoga e especialista em neuropisicopedagogia e educação infantil e contará com a participação especial da professora Júlia Peterle, especialista em Educação, mestre em Química, consultora educacional, diretora executiva – Mentori.lab Educação e vencedora do Prêmio Shell.
Segundo Mara, a educação criativa, por meio de diversas abordagens, ajuda a trazer mais autonomia, engajamento e efetividade para a sala de aula. “Não quero dizer que aulas de matemática, inglês ou ciências ficam de lado com essa metodologia. Pelo contrário, essas aulas tornam-se mais interessantes para os alunos, aliando projetos práticos, experienciais e desafios instigantes. E isso tudo envolvendo outras demandas atuais e pertinentes. Auxilia a criança na resolutividade de problemas. Produz conhecimento associado a prática”, explica a assessoria técnica.
Na avaliação de Mara Oliveira, o tema é inovador, transformador e propício para o momento. “Mesmo durante essa pandemia do coronavírus, a Prefeitura continua promovendo capacitações dos profissionais de educação e esta oficina vai ajudar no desenvolvimento da produtividade e da criatividade dos alunos”, destaca.
Criada pelo matemático e educador Seymour Papert (1928-2016), com apoio do MediaLab do Masschusetts Institute of Technology (MIT), a aprendizagem criativa se fundamenta no conceito de que o estudante construa o seu próprio conhecimento por intermédio de uma experimentação concreta e ativa. O método segue os conceitos do imaginar, criar, brincar, compartilhar e refletir.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"