Sistema de Ecoponto para recebimento de entulhos em Aracruz entra em vigor na segunda semana de junho

Aracruz passará a atuar com o sistema de ecoponto em locais estratégicos da sede e dos distritos. O primeiro entrará em funcionamento na segunda semana de junho, na fábrica de manilhas no bairro Itaputera, Rua 7 de setembro, no.1070. Com esse sistema, as pessoas poderão levar uma quantidade de até 12 sacos de ráfia ou 12 carrinhos de mão por dia de entulho, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O recolhimento acontecerá das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.
Os ecopontos são áreas públicas sob gestão da Prefeitura para a captação de pequenas quantidades de entulho (até 1m³). Nesses locais, o entulho deve ser separado pelo gerador. Cada pessoa pode levar pequenas quantidades de entulhos como tijolos, restos de azulejos, totalizando 1m³ por dia, além de resíduos volumosos como mesa, cadeiras, sofá, guarda-roupa, colchão, eletrodomésticos, madeiras, plástico, metal, vidro, papel e papelão. Esses entulhos serão depositados em caçambas específicas para cada tipo, com capacidade para comportar até 4 m³ de resíduos cada uma.
O cidadão não poderá levar seu lixos domésticos, hospitalares ou de serviços de saúde como de clínicas de odontologia, veterinárias, de estéticas e lixo industrial. Vale lembrar que além do ecoponto para os entulhos, há outros pontos de entrega voluntária, como a associação de reciclagem (Recicle Aracruz), localizado no Polo Industrial, que recebe materiais recicláveis como papel, plástico, vidro e metal, além do ponto de logística reversa, que recebe materiais como óleo vegetal usado, este funciona no mesmo endereço da fábrica de manilha. Qualquer dúvida, o munícipe pode ligar para a Gerência de Limpeza Pública através do (27) 9 9741-8382.
O objetivo da criação das unidades de “ecoponto” é diminuir a incidência de entulho descartado na via pública, preservando a urbanidade e economizando os recursos que seriam empregados na limpeza da via, normalmente realizada com vários servidores e equipamentos.
A importância do descarte correto
Segundo a gerente de Limpeza Pública da Prefeitura de Aracruz, Francine Sousa, a utilização correta desses ecopontos pode ajudar na preservação do meio ambiente. “Levando seu entulho até um ecoponto, você evita descartá-lo na rua, o que provocaria grandes problemas ambientais e de saúde à comunidade. O descarte correto é um ato cidadão que, além de preservar o ambiente, mantém a cidade limpa e livre de insetos transmissores de doenças, como o mosquito aedes aegypt, causador da dengue, da zika e da chikungunya. O descarte em locais errados potencializa a proliferação de mosquitos e o surgimento de doenças”, conclui Francine.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal