Prefeitura de Aracruz mantém doação de mudas durante pandemia
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), informa que o viveiro municipal está funcionando para atender as demandas de entregas de suas mudas de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h. Desta forma, os agricultores e demais cidadãos que queiram adquirir alguma espécie devem ficar atentos às questões de segurança para evitar a propagação do contágio pela Covid-19.
Somente serão permitidas as entradas de duas pessoas por vez no viveiro, com o uso de máscaras e do álcool em gel, não podendo ser idosos e/ou crianças. A pessoa também pode ligar para o telefone (27) 3270-7062 para solicitar outras informações, como por exemplo, detalhes sobre quais mudas estão disponíveis, assim como seu cultivo.
Atualmente, a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Aracruz conta com espécies de árvores frutíferas, nativas, ornamentais, medicinais, de arborização, dentre outras. Entre as frutíferas, destaque a acerola, jabuticaba, goiaba, araçaúna , mangaba, ameixa, jaca (mole e dura), manguita, amora, jambo roxo, mamão, abacate, figo e jenipapo.
Nas nativas encontram-se as espécies jatobá, ingá feijão, jequitibá e ipê-amarelo. Para a arborização são oferecidas mudas de escumilha africana e felício. Com fins medicinais tem-se o alecrim e a carqueja. Quanto às espécies Palmeiras são oferecidas as triangulares, jerová e palmito açaí. Quem preferir fazer alguma ornamentação pode solicitar a murta e o ibisco.
Ainda podem ser encontradas no viveiro municipal o jacarandá mimoso, o ipê-rosa, o sombreiro da jamaica, urucum, canela e flamboyant. A coordenadora de Associativismo e Agroturismo Suelen De Melo Reis Loureiro explicou essa ação da prefeitura em meio à pandemia. “Nosso maior objetivo é atender a área rual, tendo como público-alvo o produtor, mas também atendemos ao cidadão da cidade que queira alguma espécie. A doação das mudas nativas tem o propósito de sensibilizar a sociedade em geral quanto à preservação, ao reflorestamento e à conservação da flora, já às espécies frutíferas tem como público a agricultura familiar para comercialização, por isso temos uma grande demanda para fazer essa distribuição”, destaca.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná