Postura mantém alerta contra aglomerações para combater pandemia

Neste período de pandemia, o entendimento sobre a responsabilidade de cada cidadão na luta contra o novo coronavírus é fundamental para enfrentar o período de bloqueio e restrições. Um dos setores públicos que encara o desafio de conscientizar as pessoas é o setor de Postura da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) da Prefeitura de Aracruz. A equipe realiza fiscalizações preventivas e repressivas, tanto na Sede quanto nos Distritos e na Orla, das 7 às 24h, todos os dias, inclusive aos feriados.
O Coordenador da Posturas Maurílio Tessarolo conta que, além da fiscalização preventiva nas ruas, que já acontece rotineiramente em todo o território de Aracruz, no último feriadão, o departamento recebeu 35 denúncias através do número (27) 99747-3680, que funciona das 8h às 22h. Segundo Maurílio, diversas pessoas já se conscientizaram acerca da gravidade da pandemia, mas ainda é possível melhorar.
O dono do bar Helder do Nascimento, 35, mesmo não podendo abrir seu comércio normalmente, menciona estar satisfeito com o trabalho do setor de Postura da PMA. “Achei a equipe muito eficaz e compreensiva, realizando uma boa abordagem. Temos que permanecer parados enquanto toda essa situação não passa. Eles estão de parabéns pelo serviço."
O comerciante Genival Rocha Santos, 40, diz que o trabalho de fiscalização da equipe de Postura está sendo executado de forma profissional, com respeito e boa comunicação. “No caso do meu estabelecimento, a determinação constante dos decretos me causa dificuldades financeiras, contudo, não tenho crítica nenhuma ao trabalho que é feito pela fiscalização e entendo que estão fazendo o seu trabalho da maneira mais profissional possível. Torço e oro para que isso se reverta logo”, comenta.
Monte Serrat
Mesmo com a orientação de evitar aglomerações, estabelecida pelo decreto de enfrentamento da situação de emergência de saúde pública, decorrente da Covid-19, muitas pessoas têm subido o famoso Monte Serrat, localizado em Taquaral, interior de Aracruz.
De acordo com o coordenador da Postura, foram afixadas placas de interdição e orientação na área. “Trata-se de um local particular e o proprietário do terreno é responsável pelo fechamento. Não podemos intervir. Assim, procurando conscientizar os visitantes, colocamos essas placas para alertar a população sobre a necessidade de se evitar aglomeração de pessoas até o término da pandemia”.
A fiscalização preventiva tem cunho educativo e orienta a população sobre a necessidade de se respeitar as normas administrativas editadas pelo município. A fiscalização repressiva acontece quando a infração já foi cometida. Neste caso, a equipe aplica multas, realiza interdições e cassações de alvarás, dentre outras medidas previstas na legislação.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município