Covid-19: Prefeitura monitora pessoas que tiveram contato com indígena
A Secretaria de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Aracruz confirmou nesta terça-feira (21/04) o primeiro caso de contaminação pela Covid-19 em uma aldeia indígena. Trata-se de uma mulher de 64 anos da aldeia de Pau-brasil. Após a confirmação do caso, ela foi levada para o Hospital Jaime dos Santos Neves, na Serra, considerado referência no estado, onde está recebendo o devido tratamento.
Após a confirmação deste caso, outros seis indígenas que tiveram contato com ela apresentaram os sintomas e aguardam o resultado. De acordo com a Secretaria de Saúde, o estado de saúde da mulher é grave, porém estável, e a forma de contágio foi comunitária, e por isso, difícil afirmar como ocorreu.
A Prefeitura de Aracruz já havia adotado medidas de contenção nas aldeias, como o isolamento, mas como muitos precisam sair para trabalhar, fica mais difícil de evitar que esse vírus não adentre nessas localidades. Em função disso, a prefeitura distribuirá máscaras e estuda um método de fazer com que eles as usem, por se tratar de uma comunidade que vive mais afastada e possui costumes diferentes.
“É difícil controlar essa população e fazer o isolamento das casas, pois eles vivem em locais de acesso mais restrito. Também vamos providenciar os EPI´s para os nossos profissionais que lá trabalham, além de disponibilizar uma equipe da vigilância sanitária para fazer o monitoramento, ligando para as lideranças para saber se existe alguém com algum sintoma, e caso confirmado, ele será isolado”, disse a secretária de Saúde Clenir Avanza.
O prefeito Jones Cavaglieri também comentou sobre essa situação. “Uma vez confirmado esse caso, passamos a monitorar toda a aldeia de Pau-brasil, principalmente parentes, e posteriormente aquelas que se relacionaram com ela. Temos 12 aldeias em nosso município, e há 20 dias já havíamos solicitado aos caciques o isolamento de 10 delas, sendo que as aldeias de Irajá e de Caieiras Velha são cortadas por uma rodovia estadual, o que dificulta esse isolamento”, completou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município