Com fiscalização reforçada, feira livre do Centro continua acontecendo nas manhãs de sábado

De acordo com o último decreto publicado no domingo (05/04) pelo prefeito Jones Cavaglieri, as feiras livres estão autorizadas a funcionar em Aracruz, desde que cumpram todas as regras estabelecidas para o enfrentamento da pandemia. A liberação também está alinhada com as determinações do governo por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG).
Com a fiscalização reforçada, a feira livre da sede do município continua acontecendo aos sábados, de 5 às 14h, no Mercado Municipal. Os feirantes são obrigados a usar equipamento de proteção individual, não podem trabalhar gripados, devem disponibilizar álcool em gel nas barracas e uma pessoa exclusiva para o recebimento do dinheiro no caixa.
Pessoas com 60 anos ou mais, assim como crianças menores de 10 anos, estão proibidas de frequentar as feiras durante a situação de emergência. E, assim como acontece com os supermercados, o acesso está limitado a apenas um membro por família.
Para o agricultor Gustavo Ohneszorge, a feira é importante para todos, tanto para os agricultores, que em sua maioria não possuem outra fonte de renda, quanto para a população. "Nem todos conseguem comprar nos supermercados. Os preços nas feiras são bem mais acessíveis e estamos tomando todos os cuidados necessários para manter o funcionamento. O que estiver ao nosso alcance, vamos fazer", garante Gustavo.
Segundo o secretário de Administração e Recursos Humanos, Luciano Forrechi, uma das ruas no entorno do Mercado Municipal ficará fechada durante a realização das feiras a fim de possibilitar a distância mínima de cinco metros entre as barracas. "A fiscalização também estará presente para garantir que os feirantes cumpram o decreto e para que não haja aglomerações. E também vamos contar com o carro da Defesa Civil que estará alertando as pessoas para terem cuidado, manterem a distância e a não permanecerem na feira por muito tempo", explica Luciano.
Além disso, Luciano pontua que haverá pias com sabonete líquido no local para que as pessoas lavem as mãos, e que todo o espaço será lavado e higienizado às sextas-feiras pela manhã, antes da montagem das barracas, e após o encerramento das atividades.
Vale lembrar que está vetada a venda de produtos de consumo imediato nas feiras, tais como, água de coco, caldo de cana, pastel, tapioca, churrasco e outros desta natureza. Também não está permitido o comércio de plantas e flores, nem artesanatos em geral, incluindo roupas e qualquer utensílio.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental