Produtoras de Aracruz aprendem receitas deliciosas utilizando café
Terminou hoje (19) o curso de Culinária do Café, oferecido a produtoras rurais do município de Aracruz. Foram três dias de capacitação na cozinha do Oriundi, parceira do projeto, realizado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A instrutora do curso, Fernanda Lourenço, explica que o objetivo foi mostrar aos participantes as inúmeras receitas possíveis utilizando o café e o resultado foi saboroso: casadinho, pães, roscas, bolo, brigadeiro, manjar, sorvete e até pé de moleque entrou na lista de receitas preparadas durante o curso. “O objetivo é agregar valor ao café, além de criar mais uma possibilidade de renda para elas. Essas receitas que foram ensinadas podem ser comercializadas, para quem deseja melhorar a renda, ou então preparadas para a própria família”, disse ela.
Liliane Câmara, produtora de Cachoeiro do Riacho, vê novos horizontes a partir do curso, já que pretende abrir uma padaria na comunidade. “Nós moramos na área rural e o café está muito presente e aqui aprendemos a fazer recheios, bolos, capucino e várias outras receitas”, comentou.
O prefeito Jones Cavaglieri foi ver de perto o resultado do curso, e comentou a importância da capacitação para estimular o desenvolvimento do campo. “Temos a grande preocupação em estruturar o município para o futuro e nós reconhecemos nosso potencial para crescer a partir da agricultura. Investir nessas formações é uma forma de mostrar um olhar diferente para quem trabalha no campo, estimulando a economia e até mesmo a permanência de famílias no trabalho de produção de alimentos”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio
- 653 oportunidades de emprego abertas no Sine: destaque para setor industrial
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece entre os dias 24 e 25 de maio
- Dia D do MEI: mutirão gratuito vai ajudar microempreendedores a fazerem a Declaração Anual
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte