Prêmio PVE 2019: Banda Marcial Ermentina Leal - BANMEL concorre a melhor projeto de jovens mobilizadores

A Banda Marcial Ermentina Leal - BANMEL está concorrendo ao Prêmio Parceria Votorantim pela Educação (PVE) 2019 para o melhor projeto de jovens mobilizadores. O projeto da banda está entre os 20 melhores do país, concorrendo com escolas de cidades como Conceição da Barra, Montanha, Ibiraçu (ES); Muriaé, Lagamar, Lagoa Grande, Vazante (MG); Igaratá, Limeira, Miracatu (SP); Cachoeira, Alcobaça, Mucuri (BA), além de Imperatriz (MA), Betânia do Piauí (PI), Brasilândia (MS) Resende (RJ), Santa Filomena (PE).
O projeto Banda Marcial Ermentina Leal - BANMEL nasceu do desejo em manter a tradição das bandas marciais que existiam nas escolas, bem como oportunizar aos estudantes e jovens o contato com a música, afastando-os das drogas, violência e da prostituição, pois Vila do Riacho é uma região muito vulnerável para tais práticas.
O maestro Tuti falou do sucesso da BANMEL com a Parceria pela Valorização da Educação, e das conquistas para os jovens e adolescentes de Vila do Riacho. “A banda já exite há 16 anos na comunidade. A participação e iniciativa do PVE trouxe muita mobilização para nossos jovens a participarem das atividades, sendo elas locais, ou não, com as caminhadas literárias em Coqueiral, Jacupemba e Sede, o que foi muito impactante. Em 2019 o PVE veio com uma ideia de trabalhar a educação voltada para a cultura, o que estimulou os grupos a participarem diretamente de todas as atividades”, disse.
Tuti ainda falou dos requisitos para que um jovem se ingresse na BANMEL. “Hoje 95% dos componentes da banda são alunos da própria escola, onde fazemos acompanhamentos junto à equipe pedagógica, o que trouxe um grande resultado, pois educou esses jovens e adolescentes. A regra para o aluno participar é que ele tenha justamente bom comportamento e boas notas”, explica.
A Secretária de Educação (Semed) Ilza Rodrigues, comemorou mais essa conquista para a educação dos jovens aracruzenses. “A BNMEL é uma banda que já ganhou vários prêmios no estado e tem alimentado nossos eventos. Somos muito gratos pelo movimento e a participação efetiva na mobilização social deles, o que fez toda a diferença, pois todos esses jovens e adolescentes estão envolvidos por uma causa maior que é trazer esse brilho da educação no nosso município”, enfatizou.
Ajude a BANMEL a levar o melhor projeto de jovens mobilizadores
Agora é votação popular que irá eleger o melhor trabalho. CLIQUE AQUI e dê seu voto! As inscrições vão até o dia 7 de fevereiro.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental