Farmácia Cidadã: Aracruz recebe primeiro lote de medicamentos de alto custo

Chegou na tarde desta quinta-feira (26/09), na Unidade de Saúde do Guaxindiba, onde funcionará a partir da próxima segunda-feira (30/09) a Farmácia Cidadã Estadual de Aracruz, o primeiro lote de medicamentos de alto custo. Ao todo são 350 itens padronizados, que são aqueles medicamentos disponíveis na lista de estoque, além de outros considerados não padronizados – aqueles remédios que não se encontram na lista.
Para esses itens que não se encontram na lista da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), sua utilização vem mediante análise da Comissão Estadual Farmacológica e Terapêutica (CEFT), que é composta por uma equipe médica e farmacêutica que analisa o quadro clínico do paciente e verifica se há critérios de utilização, conforme evidência científica, ou seja, ele é destinado ao paciente que realmente necessita.
O prefeito Jones Cavaglieri, na companhia da secretária de Saúde Clenir Avanza, compareceu na Unidade de Guaxindiba para acompanhar de perto a chegada dos medicamentos de alto custo e conhecer a estrutura do almoxarifado onde eles serão estocados. “Hoje estamos recebendo os medicamentos de alto custo, e a partir da próxima segunda-feira (30/09) nossa Farmácia Cidadã estará funcionando para atender, além de nossa comunidade, as cidades de Fundão, Santa Teresa, Ibiraçu e João Neiva. Todo esforço que fizemos foi pensando naquele que tem mais dificuldade. Este é mais um serviço prestado por nossa gestão”, enfatiza Jones Cavaglieri.
Esse projeto vai ampliar o acesso aos medicamentos e aprimorar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários de medicamentos de alto custo. Trata-se de um conceito moderno em farmácia pública com maior disponibilidade de medicamentos, estrutura física adequada, ambiente climatizado, atendimento farmacêutico especializado, informatização e desburocratização, além da disponibilização de serviços pela internet e comunicação via torpedo.
“Essa farmácia é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Aracruz. Ela foi um ganho enorme para a saúde dos nossos moradores e agilizará e facilitará a entrega e o acesso a esses medicamentos, que são tão importantes, principalmente para quem é portador de alguma doença grave. Isso só foi possível graças aos esforços do nosso prefeito. Em nome de todos os pacientes, só tenho a agradecer, mesmo porque eles não terão que se deslocar mais para outras cidades para consegui-los”, comemora Clenir Avanza.
Jones Cavaglieri e a secretária Clenir Avanza com as farmacêuticas e servidoras da rede
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nova etapa de Beach Tennis acontece de 29 a 31 de agosto na Praia de Coqueiral
- Casa Rosa recebe mães e gestantes para o Projeto Ytxy Porã – “Mãe Zelosa”
- Futebol de salão em Aracruz está de volta após 11 anos
- Executivo Municipal aguarda aprovação do novo projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada