Aracruz marca presença no lançamento do Programa Agenda Mulher e do Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres

O prefeito Jones Cavaglieri, na companhia da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), Rosilene Filipe dos Santos Matos e da presidente da Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico, Social e Defesa Ambiental (ANDESA), Vanessa Gonçalves, compareceu na tarde desta quinta-feira(29), no Salão São Tiago - Palácio Anchieta, para a cerimônia de lançamento do Programa Agenda Mulher e do Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. O evento contou ainda com as presenças do Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, sua Vice-Governadoria Jaqueline Moraes e da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Nara Borgo.
O Agenda Mulher é um programa para dar visibilidade às mulheres por meio do empreendedorismo, oferecendo e customizando cursos, desde formações e qualificações diversificadas, até o empreendedorismo emocional, que se dá pelo processo de autoconhecimento. O programa também aborda temas transversais de investimento na inovação e em ações que proporcionem igualdade de oportunidade entre homens e mulheres.
Jones Cavaglieri falou como esse programa e o plano estadual podem contribuir para que as mulheres sejam representadas com igualdade na economia do município. “O programa e o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher vêm de encontro ao seu empoderamento, e os segmentos que hoje já trabalham com a mulher, eles serão ainda mais valorizados e incentivados. Isso refletirá na nossa comunidade, porque já temos aqui vários movimentos voltados a elas, trazendo mais tranquilidade para seu trabalho e respeito”, disse.
Já a Secretária Rosilene destacou o que esse programa representa. “Com a implantação do Programa Agenda da Mulher e do Plano Estadual de Políticas, isso representa um marco histórico de fortalecimento dessas políticas públicas para buscar o respeito, a igualdade e o empoderamento que cada uma merece”, ressaltou.
Esse programa vem para englobar projetos inter-relacionados, em parceria com diversas secretarias de Estado, como o “Agenda Mulher Itinerante”, com foco nas dez microrregiões do Espírito Santo e em parceria com as prefeituras. Já são várias as ações desenvolvidas, antes mesmo do lançamento do Programa, com mais de 500 mulheres capacitadas.
Com o Agenda Mulher, o público feminino de todo o Estado terá a vantagem de direcionar seus interesses a profissionais com boa qualificação e a fazer cursos com a perspectiva de empreender, individual ou coletivamente. O programa é uma iniciativa da Vice-Governadoria, em ações integradas com os seguintes parceiros: Secretaria de Estado de Economia e Planejamento; Secretaria de Estado de Direitos Humanos; Escola de Governo; Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional; Secretaria de Estado da Educação; Instituto das Pretas; Instituto Rede Mulher Empreendedora; OAB/ES; Fundação Telefônica; e Centro de Educação e Desenvolvimento Social. O programa Agenda Mulher terá como base o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saiba quando a vacinação antirrábica estará no seu bairro
- Nova etapa de Beach Tennis acontece de 29 a 31 de agosto na Praia de Coqueiral
- Casa Rosa recebe mães e gestantes para o Projeto Ytxy Porã – “Mãe Zelosa”
- Futebol de salão em Aracruz está de volta após 11 anos
- Executivo Municipal aguarda aprovação do novo projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências