Defesa Civil de Aracruz participa da elaboração do Plano de Cheias da aldeia Comboios
A Defesa Civil do município de Aracruz está ajudando elaborar o Plano de Cheias da aldeia Comboios. A última reunião para tratar do assunto aconteceu na quarta-feira (24/07), junto com a Fundação Renova, empresas da região e lideranças indígenas. A previsão é que o documento esteja pronto até o fim do ano.
“Estamos auxiliando na construção do escopo desse plano, que tem por objetivo orientar a população da aldeia, poder público e empresas, em como agir no caso de desastres naturais”, explicou o secretário de Habitação e Defesa Civil, Luiz Fernando Meyer.
Ainda de acordo ele, o plano prevê a instalação de réguas às margens do Rio Comboios para monitoramento do volume da água, alarmes em caso de desastre e também orientações de como e quando a população deverá agir. O projeto também vai indicar como o poder público e setor privado vão atuar nessas situações, no sentido de oferecer auxílio às pessoas.
Riscos
O Plano de Cheias da aldeia Comboios possui caráter preventivo e passou a ser elaborado tendo em vista alguns fenômenos que ocorreram no passado. Em 2013 as fortes chuvas fizeram o rio transbordar, deixando toda aldeia submersa. Famílias tiveram que atravessar o rio e se abrigarem em uma aldeia localizada num ponto mais alto, enquanto outras escaparam da enchente seguindo em direção à praia. Na época o local passou quinze dias sem água potável e energia elétrica.
Já em 2018, o volume alto de chuvas que caiu no município foi suficiente para deixar a aldeia sem água e energia. “Esse planejamento vai ajudar, caso ocorra algum evento, na retirada dos moradores da aldeia com urgência, devido ao aumento das águas, além de assistência com alimentação, água e abrigo”, completou Luiz Fernando Meyer.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
- Convocação Nº 003, Edital 001/2025 - SEMSA
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora
- Saiba quando a vacinação antirrábica estará no seu bairro
- Nova etapa de Beach Tennis acontece de 29 a 31 de agosto na Praia de Coqueiral
- Casa Rosa recebe mães e gestantes para o Projeto Ytxy Porã – “Mãe Zelosa”
- Futebol de salão em Aracruz está de volta após 11 anos
- Executivo Municipal aguarda aprovação do novo projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz