Artesãos lotam Câmara Municipal em palestra realizada pela Prefeitura de Aracruz
Artesãos aracruzenses estiveram juntos na manhã desta terça-feira (04) para acompanhar a palestra sobre a nova Base Conceitual do Artesanato Brasileiro. O evento aconteceu na Câmara Municipal e foi uma realização da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTUR), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micros e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES).
Quase 300 pessoas que desenvolvem trabalhos artesanais no município estiveram presentes. De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Flávia Cândida, o objetivo foi reunir artesãos que atuam em territórios diferentes e envolvê-los numa conversa que estimule a produção e empreendedorismo. “Esse evento, além de instruir novos artesãos, teve o intuito de explicar o que está acontecendo com o artesanato em nível nacional e também ressaltar a importância desse trabalho para o desenvolvimento econômico-social do município”, disse.
A palestra foi conduzida pela Coordenadora Estadual do Artesanato, Sônia Clea Damasceno, que explicou sobre o histórico de produção no Brasil. Segundo ela, apesar das transformações ao longo dos últimos anos, o fazer com as mãos continua sendo a principal característica do artesanato, sendo que em Aracruz este fato se destaca principalmente pela presença de povos Tupiniquim e Guarani, que ainda mantêm tradições na forma de trabalho e renda.
“O artesanato de Aracruz é muito rico, principalmente no que tange as comunidades indígenas. É um município bem atípico, com grandes aldeias, por isso esse fluxo de artesãos é maior. Não encontramos isso em outras regiões como encontramos tão forte aqui e isso é muito bom, porque enriquece nossa cultura e faz com que o artesanato cresça principalmente nessa tipologia”, explicou a Coordenadora Estadual do Artesanato.
Mais de 500 artesãos
Um levantamento feito a partir do cadastro de artesãos na Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico, Social e Defesa Ambiental (ANDESA) constatou que no município de Aracruz cerca de 540 pessoas trabalham com artesanato.
“Nós ficamos surpreendidos com o levantamento que foi feito, pois identificamos artesãos de todo o seguimento. Pessoas que desenvolvem trabalhos incríveis aqui no município e que precisam se reunir para estimular ainda mais o trabalho”, comentou o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.
Clique aqui para ver a galeria de fotos completa
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz