Servidores da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos são capacitados quanto à aplicação do REVSOL

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS), em parceria com a ArcelorMittal, promoveu na manhã desta sexta-feira (24/05), na Sala de Reuniões da 2ª CIA Independente de Bombeiros, uma capacitação aos servidores que trabalham com a revitalização de ruas e estradas, quanto à aplicação do resíduo REVSOL.
O REVSOL é um coproduto originário da escória de aciaria. Trata-se de um material que substitui outros recursos naturais no revestimento primário de ruas e estradas, sendo ele viável economicamente, pois reduz o uso de novos materiais. A capacitação foi ministrada pela Analista de Responsabilidade Social Sharlene Dipré da Silva (ArcelorMittal) e pelo Técnico em Estradas da Kaeme Consultoria, José Nilson Alves. Eles mostraram o passo a passo de como se proceder na aplicação, compactação, mistura e espalhamento para melhor aproveitar o REVSOL, prolongando assim sua vida útil e conservação.
O secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Paulo Neres, comentou sobre a capacitação e seus benefícios para o município. “Fizemos um treinamento quanto à utilização e aplicação do REVSOL, esse resíduo que a prefeitura conseguiu com custo zero por meio dessa parceria com a ArcelorMittal. Desta forma, teremos condições de oferecer uma qualidade muito melhor nas manutenções de nossas estradas de chão. Esse serviço é superior aos patrolamentos que já oferecemos. Para se ter uma ideia ele e até semelhante ao asfalto, com um custo muito pequeno. Dentro de 15 dias estaremos aplicando esse resíduo em uma de nossas ruas aqui na sede”, comenta.
Resíduo vira coproduto e gera benefícios sociais
Essa parceria da prefeitura de Aracruz faz parte do Programa Novos Caminhos, implantado pela ArcelorMittal em 2006, que oferece uma estrutura exemplar da estratégia de sustentabilidade. A partir de um resíduo, a empresa desenvolveu uma ação complexa, que traz resultados em todas as dimensões.
O projeto engloba também as dimensões política e social da sustentabilidade, já que promove a integração entre diversos agentes - empresa, prefeituras conveniadas e associações de moradores - e viabiliza a melhoria das condições de transporte e acesso para comunidades, muitas vezes, isoladas pela falta de vias adequadas.
Todos participam da decisão sobre os locais nos quais será utilizado o Revsol, doado pela empresa para as prefeituras que, dessa forma, podem ampliar seus projetos de melhoria das ruas. Uma via com revestimento significa melhor escoamento da produção, acesso mais fácil a escolas, a outras comunidades e a oportunidades de lazer e cultura.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio
- 653 oportunidades de emprego abertas no Sine: destaque para setor industrial
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece entre os dias 24 e 25 de maio
- Dia D do MEI: mutirão gratuito vai ajudar microempreendedores a fazerem a Declaração Anual
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa