“Direito à saúde como direito à cidadania” é tema de discussão na 11º Conferência Municipal de Saúde

Na última terça-feira (02) a Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA) realizou no Serviço Social do Comércio de Aracruz (SESC) a XI Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema. O evento faz parte da 16ª Conferência Nacional de Saúde/Etapa Municipal, organizado pela secretária em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS).
O evento contou com a presença da conferencista Dra Maria Glória Mafra Silva, Promotora Criminal de Justiça especializada na Saúde do Ministério Público do Maranhão. Três sub-temas foram trabalhados através de palestras oferecidas durante a Conferência: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A abertura do evento ficou por conta da Banda Marcial Ermentina Leal da Vila do Riacho (BANMEL), que subiu ao palco para uma belíssima apresentação. Logo após, a mesa da conferência foi composta pelo prefeito Jones Cavaglieri, pela secretária de saúde Clenir Avanza, pela conferencista Dra Maria Glória Mafra Silva, pelo vereador Alexandre Manhães, pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde Herval Nogueira Júnior e pelo presidente da Associação Brasileira de Ortopedia Dr. Leandro Figueiredo
O presidente do Conselho Municipal de Saúde Herval Nogueira Júnior foi o primeiro a falar e destacou a realização de um evento como esse em Aracruz. “Precisamos trazer discussões como essa para o nosso município, é muito importante que isso aconteça com mais frequencia para podermos trocar experiências e fazer o melhor pela saúde de Aracruz”, disse.
Logo após, a secretária de saúde Clenir Avanza cumprimentou a todos os presentes no evento e elogicou o Sistema Único de Saúde (SUS), que ainda não foi implantado em todo território nacional, mas que precisa ser, pois é o melhor e mais perfeito sistema de saúde existente. “Esse sistema é tão perfeito, porque ele fala da corresponsabilidade do cidadão com a sua saúde. Nós estamos esquecendo que a nossa corresponsabilidade nos obriga a cuidarmos do bem mais precioso que temos que é a nossa saúde”, ressaltou a secretária.
Em seguida, o presidente da Associação Brasileira de Ortopedia Dr. Leandro Figueiredo dizendo que “de uma forma voluntária, assistida e organizada, Aracruz consegue revolucionar e colocar a saúde do município em primeiro plano, meus parabéns a todos os envolvidos nesse processo que estão nesse caminho certo, e em especial ao prefeito Jones Cavaglieri”, ressaltou o presidente.
O prefeito Jones Cavaglieri falou da importância da conferência, dizendo que o evento tem para ele, enquanto prefeito de Aracruz, um significado muito importante. “Posso atestar para todos os presentes as modificações estruturais que nós conseguimos fazer na saúde nos últimos tempos, e isso nos orgulha muito, porque são serviços que estamos entregando para toda a comunidade”, disse o prefeito.
A conferencista Dra Maria Glória Mafra Silva, promotora Criminal de Justiça especializada na Saúde do Ministério Público do Maranhão, agradeceu o convite da Prefeitura de Aracruz e destacou a troca de experiências com o público. “Na verdade não estou aqui para ensinar e sim para partilhar com vocês os meus conhecimentos. A intenção da conferência é trocar as nossas inquietudes, nossas tristezas e buscar sempre deixar em primeiro plano o elemento vital para todo ser humano que é a vida”
Etapa Municipal
Nas Etapas Municipais da 16ª Conferência Nacional de Saúde os participantes têm o objetivo de analisar as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbito dos municípios, dos estados e da União e elaborar um relatório final, nos prazos previstos no regimento. Na ocasião, foram eleitos de forma paritária, os delegados e as delegadas que participarão da Etapa Estadual.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio
- 653 oportunidades de emprego abertas no Sine: destaque para setor industrial
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece entre os dias 24 e 25 de maio
- Dia D do MEI: mutirão gratuito vai ajudar microempreendedores a fazerem a Declaração Anual
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte