Aldeia Indígena Caieiras Velha recebe ação da Campanha de Combate à Violência Contra Mulher

O ônibus roxo da Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH) desembarcou nesta terça-feira (26) na Aldeia Caieiras Velha para uma ação que faz parte da Campanha de Combate a Violência Contra à Mulher, e que tem apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS).
A programação teve início pela manhã e a abertura ficou por conta da Sub-Secretária de Políticas Públicas para as mulheres da Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH). O membro do Conselho Municipal das Mulheres, Zilma Maria Santos Vicente, seguida da delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Drª Amanda da Silva Barbosa, e também do prefeito municipal Jones Cavaglieri, finalizaram as falas de abertura.
“Acho que todo mundo aqui tem um objetivo comum, todos partilham da mesma idéia de construção de uma sociedade mais justa, mais igual. Para isso precisamos dar fim às relações sexistas, fim do machismo que nos mata todos os dias. Tenho certeza que esse dia vai servir de aprendizado para todas as pessoas aqui presentes”, disse a Sub-Secretária.
Para o membro do Conselho Municipal das Mulheres, “a intenção desse evento é que as mulheres se sintam a vontade nesse evento, e eu, enquanto mulher indígena eu vou estar sempre na luta em qualquer canto, defendendo todas as companheiras, seja da minha aldeia ou de qualquer outra do município”, disse Zilma.
A delegada titular da Delegacia Esepecializada de Atendimento a Mulher destacou que é sempre um prazer unir forças, seja para levar conhecimento e para que as mulheres em geral se sintam empoderadas. “As mulheres devem se sentir no direito de reivindicar os direitos delas, e de quais direitos são esses, e também que elas passem a entender o papel delas na sociedade”, disse a Dra. Amanda.
O prefeito Jones Cavaglieri explicou que de todas as políticas públicas realizadas pela secretária, a prefeitura tem focado muito em todas as que envolvem as mulheres. “Que nós possamos cada vez mais avançar nessas questões, conscientizar pessoas e nos juntar. Esse tipo de conversa e oportunidade devem ser realizadas com freqüência em todos os lugares para que as mulheres possam entender os direitos delas”, ressaltou o prefeito.
A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosilene Matos, disse que lutar pelos direitos é lutar por igualdade, respeito e dignidade perante toda sociedade. “O ônibus roxo, assim como as demais políticas que o município tem implantado no enfrentamento da violência contra mulher é um marco. Isso é uma luta diária aonde não podemos descansar, temos que buscar o empoderamento das mulheres na busca por seus direitos.”, frisou a secretária.
Roda de conversa
Após a abertura do evento, as mulheres participaram de uma roda de conversa com a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher no ES (CEDIMES) e do Fórum dos Direitos da Mulher do Espírito Santo, Edna Calabrez Martins e também com a conselheira do CEDIMES, Eusabeth Ferreira Vasconcelos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio