Município de Aracruz recebe projeto de revisão dos novos formulários do Censo Escolar

A Secretaria de Educação da prefeitura de Aracruz participou na manhã desta terça-feira (12/03), no auditório do Polo UAB, de um pré-teste presencial do projeto de revisão dos novos formulários do Censo Escolar, que serão utilizados a partir da sondagem de 2020. O pré-teste foi apresentado aos servidores da SEMED pelos Técnicos do Censo Escolar do Inep - Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira, Júlio César Marques e Luciano Hizim. O evento ainda contou com as presenças da Secretária e Subsecretária de Educação, Ilza Rodrigues e Rosa Ghidetti, além da Coordenadora da Secretaria de Estado da Educação (SEDU), Regina Ximenes.
Ilza agradeceu a presença do Inep no município, e falou do compromisso da secretaria com o censo escolar. “Gostaria de dizer que é um grande prazer para a gente receber o Inep na nossa cidade. Nos sentimos honrados. Vocês nos darão força e energia para termos um desempenho ainda melhor. Nosso compromisso, enquanto município de Aracruz, é nos capacitar cada vez mais para melhorar nosso censo, pois se trata de um instrumento de grande valia. Ele é a vida educacional da nossa cidade, por isso temos que fazer muito bem nosso trabalho”, ressalta.
Dando início às atividades, o Técnico Júlio César explicou as funcionalidades da equipe do Ideb nesse projeto de revisão. “Somos uma equipe que cuida de todo o território brasileiro e conseguimos fazer isso com o apoio dos municípios. Nesse trabalho fazemos uma coleta imensa, onde cada campo do censo tem um motivo para estar ali, como o nome, idade e etapa do aluno, que tem um significado que impacta justamente na ponta quando vamos coletar novos dados”, comenta.
Na sequência o outro Técnico Luciano Hizim falou do real motivo da visita do Ideb em Aracruz. “A gente não está aqui para avaliar o município e nem cada um individualmente. Temos uma proposta de campo que nos foi solicitado e por isso queremos ouvir de vocês, por exemplo, o que de fato causou alguma estranheza dentro dessa proposta, só assim poderemos tomar as decisões certas”, diz.
Os servidores da SEMED que compareceram viram a apresentação do projeto geral de revisão dos formulários do Censo Escolar incluindo questões sobre estudantes, profissionais, escolas e gestão, envolvendo a revisão de campos e informações, e retirando o que pode gerar equívocos de interpretação ou acrescentando novas questões. Somente cinco cidades do Espírito Santo receberão a visita do Ibep, entre elas Aracruz, Vitória, Vila Velha, Guarapari e João neiva.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio