Município de Aracruz recebe projeto de revisão dos novos formulários do Censo Escolar
A Secretaria de Educação da prefeitura de Aracruz participou na manhã desta terça-feira (12/03), no auditório do Polo UAB, de um pré-teste presencial do projeto de revisão dos novos formulários do Censo Escolar, que serão utilizados a partir da sondagem de 2020. O pré-teste foi apresentado aos servidores da SEMED pelos Técnicos do Censo Escolar do Inep - Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira, Júlio César Marques e Luciano Hizim. O evento ainda contou com as presenças da Secretária e Subsecretária de Educação, Ilza Rodrigues e Rosa Ghidetti, além da Coordenadora da Secretaria de Estado da Educação (SEDU), Regina Ximenes.
Ilza agradeceu a presença do Inep no município, e falou do compromisso da secretaria com o censo escolar. “Gostaria de dizer que é um grande prazer para a gente receber o Inep na nossa cidade. Nos sentimos honrados. Vocês nos darão força e energia para termos um desempenho ainda melhor. Nosso compromisso, enquanto município de Aracruz, é nos capacitar cada vez mais para melhorar nosso censo, pois se trata de um instrumento de grande valia. Ele é a vida educacional da nossa cidade, por isso temos que fazer muito bem nosso trabalho”, ressalta.
Dando início às atividades, o Técnico Júlio César explicou as funcionalidades da equipe do Ideb nesse projeto de revisão. “Somos uma equipe que cuida de todo o território brasileiro e conseguimos fazer isso com o apoio dos municípios. Nesse trabalho fazemos uma coleta imensa, onde cada campo do censo tem um motivo para estar ali, como o nome, idade e etapa do aluno, que tem um significado que impacta justamente na ponta quando vamos coletar novos dados”, comenta.
Na sequência o outro Técnico Luciano Hizim falou do real motivo da visita do Ideb em Aracruz. “A gente não está aqui para avaliar o município e nem cada um individualmente. Temos uma proposta de campo que nos foi solicitado e por isso queremos ouvir de vocês, por exemplo, o que de fato causou alguma estranheza dentro dessa proposta, só assim poderemos tomar as decisões certas”, diz.
Os servidores da SEMED que compareceram viram a apresentação do projeto geral de revisão dos formulários do Censo Escolar incluindo questões sobre estudantes, profissionais, escolas e gestão, envolvendo a revisão de campos e informações, e retirando o que pode gerar equívocos de interpretação ou acrescentando novas questões. Somente cinco cidades do Espírito Santo receberão a visita do Ibep, entre elas Aracruz, Vitória, Vila Velha, Guarapari e João neiva.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz