Retirada de árvores em calçada vai contribuir para acessibilidade de pedestres no centro de Aracruz
A Prefeitura Municipal de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) e Secretaria de Obras e Infraestrutura (SEMOB), atendendo a pedidos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), realizou a retirada de duas árvores que estavam localizadas na calçada lateral do referido órgão, na Avenida Padre Luiz Parenzi, no Centro de Aracruz.
A equipe técnica da SEMAM foi ao local, realizou vistoria e concluiu que as árvores (da espécie Oiti - Licania tomentosa), não estavam adequadas ao local, por possuírem raízes grandes e expostas, gerando riscos de queda aos pedestres, e conflito com a rede de esgoto, causando o entupimento dos encanamentos. O pedido da retirada teve por objetivo a execução das obras da calçada cidadã, uma vez que as árvores impossibilitavam a acessibilidade de pedestres e cadeirantes.
De acordo com a SEMAM, a retirada das árvores foi condicionada ao replantio de novas mudas de árvores, adequadas ao plantio em calçadas. A SEMAM destaca a grande importância dos indivíduos arbóreos, mas também reconhece a importância da acessibilidade das pessoas, que estava sendo prejudicada com a antiga estrutura da calçada.
O secretário da pasta, Edgar Martins, explica que a secretaria entende das funções ecológicas das árvores e os benefícios para a população por elas proporcionados, mas que também precisa trabalhar para minimizar os riscos para a população. Além disso, disse que a secretaria está cumprindo a legislação.
“Nós tínhamos essas duas questões para avaliar, que era o benefício que a árvores promovem para a cidade, que é o conforto térmico, a questão estética e visual e também a integridade física e acessibilidade do cidadão no seu direito de ir e vir, que estava sendo infringido pela presença das referidas árvores”, destacou o secretário.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz