Prefeitura de Aracruz se reúne com CREA-ES para estreitar parcerias e propor termos de cooperação técnica

Na manhã desta quinta-feira (28/02) o prefeito Jones Cavaglieri, acompanhado dos secretários municipais Guerino Balestrassi (Desenvolvimento Econômico), João Paulo Calixto da Silva (Obras e Infraestrutura) e Giovanni Guimarães Angius (Planejamento, Orçamento e Gestão), recebeu em seu gabinete representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) para uma reunião com o objetivo de estreitar parcerias e propor termos de cooperação técnica para promover uma fiscalização preventiva e compartilhada.
A Engenheira Civil e presidente do CREA-ES, Lúcia Vilarinho, explicou sua visita a Aracruz e as funcionalidades do conselho. “2019 é um ano que nós queremos mostrar mais o CREA-ES, seu papel e função, inclusive social e humana, que vai além de fiscalizar o exercício da profissão. Temos o desejo de fazer muitos termos de cooperação técnica com os órgãos públicos, sendo que já avançamos em alguns”, comenta.
De acordo com Lúcia, o desejo é de realmente conseguir estreitar as parceiras entre as instituições. “Acredito que isso será bom para todos, dentro de nossas competências. Por exemplo, como fazer a fiscalização conjunta da agricultura de Aracruz? Somos um órgão arrecadador, punitivo, que faz a notificação de auto de infração e dá o prazo para a regularização. Queremos reconstruir com os municípios. A lei existe e precisamos trabalhar dentro dela”, explica.
Carreira de Estado e a desburocratização da engenharia
A presidente do CREA-ES também comentou sobre a atual situação da carreira dos engenheiros. “A engenharia está ficando muito para trás. Ela ficou refém dos órgãos de controle e não tem mais autonomia. Os engenheiros têm medo de fiscalizar, pois é uma grande responsabilidade, e a carreira de Estado vem justamente dar essa responsabilidade, atualizar as técnicas e oferecer dedicação, orientação e conhecimento ao profissional. Temos que desburocratizar a engenharia”, comenta.
A intenção é garantir que os serviços tenham um profissional qualificado, com um plano de fiscalização e manutenção civil, mecânica e elétrica. Durante a reunião o Secretário de Desenvolvimento Econômico Guerino Balestrassi propôs a preparação de um seminário para ajudar o município internamente com a desburocratização da engenharia “O que podemos fazer para ajudar internamente nossa cidade? Nossa intenção é tratar de assuntos voltados princialmente para a engenharia. Podemos propor levantamentos de casos que colaborem nessa desburocratização. A ideia é que esse seminário acontece no mês de abril”, diz.
O CREA-ES
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo é o maior Conselho de fiscalização profissional do Espírito Santo, responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos Tecnólogos, Técnicos Agrícolas e Técnicos de Segurança do Trabalho.
Vinculado ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que é a instância superior de regulamentação das profissões abrangidas, foi instituído em 16 de dezembro de 1977, pela Resolução nº 251, com fundamento na Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, na forma estabelecida pelo Decreto Federal nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, para exercer papel institucional de primeira e segunda instâncias no âmbito de sua jurisdição.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio