Prefeitura inicia manejo de restinga no litoral de Aracruz

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) iniciou o manejo da restinga no litoral do município. Santa Cruz foi a primeira localidade a receber o serviço. Já na Praia dos 15 os trabalhos de poda tiveram início na última semana.
“Em Santa Cruz foi feita a retirada de algumas espécies invasoras como o capim colonião. Na Praia dos 15, por ser uma vegetação mais densa, estamos realizando apenas o serviço de poda”, explicou o coordenador de arborização e paisagismo da Semam, Renan Giostri Campos.
De acordo com a Semam a intenção é que este serviço seja realizado em outras praias do município no decorrer dos meses. O secretário de meio ambiente, no entanto, esclarece que antes de realizar o manejo é necessário planejar a ação com cautela, já que se tratam de áreas protegidas por lei.
“Para realizar os trabalhos de manejo da restinga é preciso buscar autorização junto a alguns órgãos, como o Idaf e o ICMBio, já que boa parte da vegetação está localizada dentro da APA Costa das Algas. Para tanto, é necessário elaborar um estudo técnico. Este estudo é obrigatório e importante, pois, servirá como base para liberação dos órgãos competentes, para que os mesmos possam avaliar os impactos à função ecológica da restinga e à proteção de espécies ameaçadas de extinção”, disse Edgar Allan Martins.
A restinga
A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) explica que a restinga é uma vegetação importante e devidamente protegida no litoral de Aracruz. Além de abrigar diversas espécies de fauna e flora, o bioma também exerce um papel físico-ambiental, constituindo uma barreira para a ressaca do mar.
Além de auxiliar no controle da erosão das praias e na contenção do avanço de dunas, as restingas abrigam importantes espécies de animais, algumas em extinção, e também de plantas”, comentou o biólogo da PMA, Fabrício Rosa.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental