Cerco Eletrônico: Agentes de segurança pública recebem certificados após concluírem curso de capacitação

Os agentes de segurança pública de Aracruz que trabalham na Central de Videomonitoramento, 5º Batalhão de Polícia Militar e 13ª Delegacia Regional receberam na tarde desta sexta-feira (01/02), na sala de informática do IFES, os certificados de conclusão do curso de capacitação do sistema de cerco eletrônico.
A capacitação teve início na segunda-feira (28/01) com uma carga horária 40 horas. Os agentes tiveram aulas teóricas, práticas/operacionais e de inteligência. Eles também aprenderam sobre as teorias de desenvolvimento do sistema, e como e por que ele foi criado, além do manuseio, como inserir os boletins de ocorrência, como fazer as pesquisas e identificar possíveis suspeitos de crimes cometidos sobre rodas.
O Investigador da 13ª Delegacia Regional, Daniel Cordeiro, que trabalha na Polícia Civil há 31 anos, participou do curso e comentou sobre a importância em se contar com essa tecnologia de combate ao crime sobre rodas. “Esse curso foi muito importante. Em 31 anos de polícia nunca tinha visto uma ferramenta como essa. Ela é muito estruturada e tem tudo para colaborar e muito com a segurança de nossa cidade, que saiu na frente. É louvável a preocupação do município, sendo que a nossa constituição diz que segurança pública é dever e responsabilidade de todos. Sendo assim, Aracruz entendeu bem esse papel e está disponibilizando essa ferramenta para os órgãos de segurança poderem participar e entender o processo do cerco eletrônico”, diz.
O Delegado Chefe Dr. João Francisco falou sobre a integração da prefeitura com as forças policiais, e como o Cerco Eletrônico vem para somar ainda mais para a segurança de todos os aracruzenses. “Essa integração entre as diversas agências de segurança dentro de nossa cidade é muito importante para que os resultados apareçam. Eu penso que a aquisição desse sistema do cerco eletrônico vem para trazer uma resolutividade de crimes muito maior do que já temos, reduzindo significativamente os crimes aqui cometidos. Essa ferramenta é excelente, trabalhando de maneira inteligente dentro de nossas necessidades”, explica.
Redução da criminalidade
Dr. João Francisco também lembrou que os índices de criminalidade em Aracruz tiveram uma redução, e com o cerco eletrônico, a tendência é que esse índice venha a reduzir ainda mais. “Se a gente analisar nosso índice de criminalidade, percebemos que houve uma redução significativa relativa aos anos de 2017 e 2018. Isso mostra que o município já anda na frente no combate e nas integrações, sendo que também contamos com o Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM), um espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema de justiça criminal e as instâncias promotoras da segurança pública local. Por isso damos mais um passo no sentido de se manter na frente ao combate à criminalidade”, ressalta.
Primeira apreensão é feita com apoio do Cerco Eletrônico
Durante a entrega dos certificados foi informado aos agentes que um veículo foi apreendido nesta sexta-feira (01/02) com o apoio de imagens do cerco eletrônico. Uma movimentação suspeita de compra de rodas de liga leve foi flagrada no centro por câmeras de videomonitoramento, que não conseguiu captar a placa do veículo.
De imediato a central de operação do Cerco Eletrônico foi acionada buscando as imagens de pontos que já estão coletando informações em Aracruz. O carro foi flagrado saindo do município e de imediato a polícia foi informada, conseguindo interceptar o carro e levar o condutor à delegacia para a confecção do boletim de ocorrência.
O cerco eletrônico e suas Funcionalidades
Com a implantação do Cerco Eletrônico em Aracruz seus mecanismos permitirão alcançar objetivos estratégicos na área de segurança pública, com a prevenção e combate à violência, permitindo o monitoramento de todos os veículos que chegam ou saem da cidade.
Desta forma será possível apurar veículos que foram furtados ou roubados, além de outros com restrições que estejam circulando. As polícias Civil e Militar que atuam em Aracruz poderão realizar atividades investigativas, de inteligência e prisões de suspeitos, além de outros crimes no qual o veículo seja o meio de transporte utilizado.
Em Aracruz serão implantadas 32 câmeras que funcionam como uma barreira eletrônica de alta tecnologia, para o reconhecimento ótico de caracteres capazes de identificar todos os veículos que passarem pelos pontos de barreira.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura revisa Projeto Orla para promover o ordenamento territorial e a preservação da faixa costeira
- Aracruz participa da criação do primeiro colegiado para fortalecimento do setor da Pesca no Estado
- 29º Passeio Ecológico no Aricanga vai acontecer no dia 08 de junho
- Aracruz se sobressai com nove equipes campeãs nas regionais dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES)
- Prefeitura realiza Audiência Pública sobre Estudo de Impacto da Vizinhança para Armazém Logístico em Guaraná
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade